HUB supera expectativas e realiza mais de 2 mil procedimentos no último mutirão do ano

by Amarildo Castro
  • A mobilização fez parte da última edição de 2025 do “Dia E – Ebserh em Ação”, que ofertou mais de 52 mil procedimentos em território nacional

No último sábado (13/12), o Hospital Universitário de Brasília, da Universidade de Brasília (HUB-UnB), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participou da última edição de 2025 do “Dia E – Ebserh em Ação”, o maior mutirão de saúde pública do país. A ação aconteceu simultaneamente nos 45 hospitais universitários da Rede Ebserh, por meio do programa Agora Tem Especialistas, resultado de uma parceria da estatal com o Ministério da Saúde (MS), visando à redução de filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

No HUB, em um único dia, foram realizados 2.204 procedimentos, incluindo 2.119 exames, 31 consultas e 29 cirurgias, que atenderam 464 pessoas, entre pacientes previamente convocados, que aguardavam nas filas da regulação do SUS, e de indígenas encaminhados pela Casa de Apoio à Saúde Indígena (CASAI).

Os principais serviços executados foram: consultas nas especialidades de cirurgia cardiovascular, gastroenterologia, dermatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia geral e saúde auditiva; exames de tomografia, ressonância magnética, cintilografia para rastreamento de câncer de mama e próstata, mamografia e cateterismo cardiológico; cirurgias dermatológicas e cardiovasculares; e exames laboratoriais.

O indígena Kokoyateni Suya, 45 anos, veio de Mato Grosso (MT) para acompanhar a mãe, Mapalu Mehinako, de 81 anos, que participou do mutirão para realizar cateterismo. Matriarca e filho são do povo Suyá, que vive no Parque Indígena do Xingu. “Ela está com problemas cardíacos e já tem tempo, acho que desde o ano passado, que a gente está tentando um especialista. Graças a esse mutirão conseguimos chegar até aqui. Espero que esse trabalho continue porque a gente vem de longe, e não é à toa que a gente vem, a gente se preocupa com as nossas famílias”, destacou Kokoyateni.

Para a gerente de Atenção à Saúde do HUB, Monica Sampaio, o “Dia E” demonstrou o potencial do Hospital Universitário de Brasília e sua relevância para a oferta de mais exames, consultas e cirurgias, reduzindo o tempo de espera no SUS. “Oferecemos saúde gratuita e de qualidade para a população do DF e entorno, enquanto proporcionamos importante campo de prática para a formação acadêmica no HUB”, afirmou. 

Já o assessor de planejamento da Diretoria de Administração e Infraestrutura da Ebserh, José Alexandre Buso Weiller, por sua vez, reforçou a importância da participação do Hospital Universitário de Brasília no “Dia E”. “O HUB é uma referência hospitalar especializada aqui no Distrito Federal, que tem maternidade, atendimento neonatal, UTIs para adultos, atendimento pediátrico, então, cada vez que o hospital participa desse evento, junto com todos os hospitais da Rede, mas especialmente aqui, ele cresce e aparece mais, dentro da sua função política, social e de cuidado à saúde no SUS-DF”, ponderou.

Rede Ebserh

O HUB-UnB faz parte da Rede Ebserh desde janeiro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação. 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário