Ídolo no fulytebol Freetyle, Adonias ganha documentário que conta sua trajetória

ADONIAS FREESTYLE, dirigido por Denis Rodrigues, traz material inédito e também registros feitos pelo próprio jogador ao longo de sua carreira

Com apenas 27 anos de idade, o mineiro Adonias Fonseca é um dos principais nomes do Freestyle atualmente. Sua trajetória desde seus treinos no quintal de casa ao sucesso no mundo é tema do documentário ADONIAS FREESTYLE, que conta com direção e produção de Denis Rodrigues, da YouDocs.

Rodrigues conheceu Adonias em 2018, e conversando sobre suas trajetórias percebeu que na história do rapaz havia potencial para um filme que poderia servir de estímulo para outras pessoas a seguirem seus sonhos lutarem contra as adversidades. “Ele comentou sobre sua origem humilde, sobre seu acidente e, principalmente, demonstrou ter uma fé, um caráter e uma determinação inabaláveis.  Isso me inspirou e, naquele momento, eu passava por uma fase muito difícil da minha vida, então pensei: Bom, se ele, com essa idade, tão mais novo do que eu, contando apenas um trecho da sua história, conseguiu me inspirar e me motivar, significa que vai servir pra muita gente também.”

Rodado durante a pandemia e o isolamento, Rodrigues explica que foi preciso adaptar a maneira de produzir, dirigir e rodar um filme diante da nova realidade. “Foi quase impossível definir e escrever um roteiro em meio à tantas restrições de contato, devido ao distanciamento social e à nossa incompatibilidade de agenda, isso, sem contar que, ao todo, eram dois HD’s contendo milhares de vídeos soltos e desconexos, apenas registrando os treinos e a participação do Adonias em diversos eventos, tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo.”

Embora, parecesse impossível mas, como a história do próprio jogador, o documentário ADONIAS FREESTYLE aprendeu a superar as adversidades. Além de entrevistas e cenas rodadas em Miraí (em Minas Gerais, cidade natal do jogador)  Rio de Janeiro e São Paulo, o filme conta com um vasto material que o próprio biografado havia registrado ao longo dos anos, e, parte dele, postado em redes sociais.

“O Adonias já vinha gravando suas incansáveis tentativas de aprender suas manobras no freestyle desde 2008, porém, ao contrário de muitas outras histórias interessantes e já documentadas por aí, não havia escassez de material, essa, de fato, não era a minha pedra no sapato, mas, a minha maior dificuldade mesmo, era transformar algo que tinha muito mais familiaridade com um vlog de YouTube, do que com um filme, em um longa metragem que narrasse sua história de maneira simples, profunda e real, gerando sintonia e identificação com as histórias das outras pessoas que, de algum modo, precisavam de uma inspiração num momento tão complicado que a humanidade atravessava.”

Com o objetivo não apenas de contar a história de Adonias, mas também inspirar pessoas, e aproximar o boleiro de seus fãs, o documentário traz uma pluralidade de vozes, que registram também a sua importância para o esporte e para o país. O longa conta com depoimentos de personalidades como Falcão, Fred, Natalia Guitler, Felipe Franco, Alex Escobar e Diego Freestyle. Os entrevistados e as entrevistadas foram escolhidos por serem pessoas a quem o jogador mais admirava, e em quem se inspirava, independentemente de suas atividades profissionais, e, em especial, que faziam parte direta do seu convívio diário.

“Eu não queria que tivéssemos apenas pessoas ligadas ao futebol pois, pra mim, o mais importante de tudo, era impactar pessoas, o maior número possível, inclusive. Então, partindo desse ponto de vista, fiz questão de inserir autoridades reconhecidas, tanto no cenário nacional, quanto internacional, assim como o Falcão, por exemplo que, como um grande ídolo e maior jogador de Futsal de todos os tempos (eleito pela FIFA em 2016), sempre foi a maior influência no esporte na vida do Adonias.”

Entre as várias histórias trazidas em ADONIAS FREESTYLE sobre a vida e a carreira do protagonista, o documentarista destaca como um dos momentos das mais emocionantes quando o jogador fala sobre o AVC que seu pai sofreu em 2010. “Nesse momento, enfaticamente, Adonias minimiza todas as suas conquistas e aponta o principal ponto de sua felicidade, ter aqueles a quem mais ama e admira por perto. Esse é um ponto crucial que nos faz refletir um pouco mais sobre as pessoas e um tanto menos sobre as coisas. É emblemático!”

Mais do que um filme sobre um esportista e sua arte, ADONIAS FREESTYLE é um documentário sobre a importância da persistência e da busca pela vitória. “A história do Adonias não é sobre o futebol ou sobre freestyle, na verdade, ela tem muito mais a ver com o fato de ter que lutar, mesmo acreditando num sonho sozinho, e o pior, um sonho com algo não promissor pois, naquela época, o futebol freestyle não era, nem sequer, uma profissão,  não passava de um hobby, uma graça ou, como muitos diziam, malabarismos com a bola”.

O longa terá, nessa quinta (17), uma pré-estreia exclusiva para convidados, onde o jogador verá o filme pela primeira vez. “Ele apenas visualizou alguns trechos em momentos distintos, de modo que, cada uma dessas oportunidades, acontecessem, única e exclusivamente, com o intuito de ele colaborar para tornar a narrativa o mais próxima possível da realidade.” O filme estará em breve disponível para o público, cumprindo sua função de inspirar cada vez mais pessoas a seguirem seus objetivos.

ADONIAS FREESTYLE é uma produção da YouDocs Company.

Sinopse

Um filme documental inspirador, apresentando a incrível história da ascensão esportiva de um jovem que, após um grave acidente de infância, se viu obrigado a abandonar o sonho de se tornar jogador de futebol e a trilhar um novo caminho. Um presente para todos os fãs de futebol, independente da modalidade, Freestyle, Campo, Salão e, principalmente, para aqueles que se inspiram em histórias tão fascinantes como essa, que nos impulsionam a seguir em frente e a não desistir nunca.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Denis Rodrigues

Produção:   Denis Rodrigues

Depoimentos:  Adonias, Falcão, Fred, Natalia Guitler, Felipe Franco, Alex Escobar, Diego Freestyle

Gênero: Documentário

País: Brasil

Ano: 2021

Biografias

Adonias

Depois de mais de uma década de muita dedicação e treino duro no quintal de sua casa, vislumbrando um futuro muito distante dar ealidade em que vivia, enquanto assistia aos seus maiores ídolos nos jogos e nos comerciais de TV, ele se torna um dos principais e mais aplaudidos pilares do Futebol Freestyle no Brasil e passa a obter diversas conquistas ao se tornar campeão nacional e destaque internacional na modalidade, um feito que, pouco tempo depois, o levou a participar de inúmeros programas e campanhas publicitárias, jogando e estrelando em grandes eventos, ao lado de algumas das maiores estrelas do esporte como, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, David Beckham e, principalmente, do seu maior ídolo de infância, o detentor do título e ganha dor do prêmio FIFA de maior atleta de futebol de salão de todos os tempos, o Falcão

Denis Rodrigues:

Formado em administração de empresas e gestão comercial, com mais de 13 anos de experiência na criação de conteúdos, atuando como diretor e produtor, tanto no mercado nacional, quanto internacional, dirigiu e produziu trabalhos na Índia, em Dubai, Abu Dhabi, Cazaquistão, Israel, Miami, Orlando, dentre outros. Com um portfólio diversificado, trabalhou junto à inúmeras empresas e personalidades, as quais se destacam, Brave MMAF, Ana Hickmann, Leandro Hassum, Henrique Fogaça, Rafael Portugal, Pedro Munhoz – UFC, Duda Nagle, Capital da Luta, Lucas Mineiro – UFC, Caio Franco, Wiz Khalifa, Arnold Schwarzenegger, Warner Bros, DownTown Filmes, Centerplex Cinemas. Além de ser o atual CEO e administrador da YouDocs, é di retor-fundador da Allmkt e atua como diretor e produtor de conteúdos publicitários, prestando serviços para grandes nomes da indústria e do segmento artístico e esportivo, dentre eles, tendo como destaque e principal cliente / parceiro, a empresa Vitafor Nutrientes.

YouDocs

A YouDocs é uma provedora de filmes e séries documentais originais, exclusivas e inspiracionais, sobre pessoas (as quais, chamamos de Talentos) e negócios notáveis. Sua missão é produzir, com qualidade, filmes e séries documentais de pessoas e negócios notáveis, proporcionando, satisfação, conhecimento, inspiração e maior proximidade entre os fãs e os seus ídolos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*