Pesquisa foi encomendada pela Rede Globo de Televisão, com dados colhidos entre os dias 18 e 20 deste mês de setembro. Somados votos dos demais candidatos que concorrem com Ibaneis, número ultrapassa intenções de votos para o atual governador, o que levaria eleição no DF para o segundo turno
Em mais uma rodada de pesquisas, dessa vez realizada pelo Instituto Ipec, o atual governador e candidato a reeleição para o GDF, Ibaneis Rocha (MDB) continua a liderar a intenções de votos para o pleito do próximo dia 2. A novidade maior continua sendo o crescimento do candidato da federação PT-PV-PCdoB, Leandro Grass (PV), que agora tem 13%. A pesquisa foi divulgada na quarta-feira, dia 21
O terceiro lugar fica para Leila Barros (PDT), que aparece com 9% das intenções de voto. Paulo Octávio (PSD) chega a 8%.
O trabalho ouviu 1,5 mil eleitores entre os dias 18 e 20 deste mês de setembro. Segundo o IPEC, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O documento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 07770/2022.
A gangorra das intenções de votos colocou agora Grass em segundo lugar. Para o presidente do PT-Guará, Afonso Magalhães, caso Lula vença as eleições para presidente no primeiro turno, as chances de Grass aumentam porque causaria uma instabilidade no primeiro colocado.
Do outro lado, a equipe do governador se mostra tranquila em relação a uma suposta vitória.
Veja a porcentagem de cada candidato:
- Ibaneis Rocha (MDB): 40%
- Leandro Grass (PV): 13%
- Leila do Vôlei (PSD): 9%
- Paulo Octávio (PSD): 8%
- Izalci (PSDB): 5%
- Renan Arruda (PCO): 2%
- Keka Bagno (PSOL): 2%
- Coronel Moreno (PTB): 2%
- Lucas Salles (DC): 1%
- Não sabe ou não respondeu: 10%
- Branco/nulo: 10%
Rejeição dos candidatos
- Ibaneis Rocha (MDB): 28%
- Paulo Octávio (PSD): 22%
- Izalci (PSDB): 17%
- Leila do Vôlei (PSD): 15%
- Leandro Grass (PV): 11%
- Keka Bagno (PSOL): 10%
- Renan Arruda (PCO): 10%
- Coronel Moreno (PTB): 10%
- Lucas Salles (DC): 6%
- Robson da Silva (PSTU): 6%
- Teodoro da Cruz (PCB): 6%
- Não sabe ou não respondeu: 2
Para que se tenha segundo turno no DF, de acordo com a regra eleitoral, Ibaneis Rocha, assim como qualquer candidato a governador ou presidente que dispute as eleições não pode somar mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno.
Deixe uma resposta