
Jovem morador do bairro Anhanguera faz sucesso na cidade e já desponta como promessa para o Brasil
POR AMARILDO CASTRO
Um esporte considerado de elite e para poucos. Assim são os chamados 100 metros rasos, uma modalidade dentro do atletismo que é considerada uma das principais provas em todo o mundo, e quem sobressai, de antemão, é considerado uma estrela mundial no geral. Que o diga o jamaicano Usain Bolt, o ‘raio’ daquele país, que bateu vários recordes e virou pop star durante sua passagem pelo atletismo.
E em Valparaíso o jovem João Eduardo, de 16 anos se espelhou exatamente no ídolo Usain Bolt para começar sua carreira como atleta, com apenas 11 anos. Naquela época estudava no Colégio Militar de Valparaíso, Fernando Pessoa, e por lá, ainda permanece. E foi nessa unidade escolar que foi descoberto como atleta, e já na categoria velocidade. “Comecei correndo 200 metros, mas depois migrei para os 100 porque meu técnico achou que eu tinha potencial”, comenta.

Desde então, já venceu provas importantes nos Jogos Escolas de Goiás, assim como em outras disputas.
Abaixo, veja a lista de algumas competições onde o jovem atleta se destacou:
Campeonato Municipal Interescolar de Atletismo de Luziânia-GO – 100m em 12’06
Campeonato Municipal Interescolar de Atletismo da Cidade Ocidental-GO – 100m em11’70
Etapa local (Interescolar) de Atletismo no Jardim Céu Azul, em Valparaíso de Goiás – 100m em 11’80
Etapa Estadual Interescolar de Atletismo de Goiás, em Goiânia-GO – 100m em 11’80
Campeonato Nacional de Atletismo, realizado em Anápolis-GO – 100m 11’51. Até agora o melhor tempo (recorde).
O atleta não soube mencionar a data correta dos campeonatos, mas garantes que todas as competições foram realizadas nos últimos quatro anos.
Falta de patrocínio e desafios
O jovem, embora venha se destacando nos últimos anos, não tem um patrocínio fixo e precisa conciliar uma carga pesada de estudos com treinos também puxados. “Eu treino duas vezes por semana cerca de duas horas, mas quero no futuro quer treinar mais assim que a estrutura for melhorando. Antes da inauguração do Complexo Esportivo do Jardim Céu Azul, onde treino hoje, antes, eu corria na ciclovia na DF 290, em meio a pedestres e ciclistas. Era difícil, mas não tinha o que fazer porque não tinha lugar para treinar e não queria deixar meu sonho de lado”, explica.
O atleta conta que no momento não tem um técnico próprio, e que os treinos são orientados pelo professor Alvam de Oliveira, do Colégio Militar João Pessoa, onde o jovem estuda, mas às vezes, Alvam o acompanha. E com isso, faz esses treinos no Complexo Esportivo do Jardim Céu Azul. Por sua vez, Alvam disse que João é muito dedicado nos treinos e tem muita disciplina. “Quando eu não posso ir treiná-lo ele faz sozinho e com muita dedicação, sob minha orientação”, comenta.
Para melhorar a forma física, João faz também algumas corridas de rua, mas sem intenção de competir para ganhar porque sua modalidade são os 100 metros rasos.
Quem quiser ajudar o jovem atleta com algum apoio pode entrar em contato com seu preparador, Alvam por meio do telefone: 61-992524148 ou @alvamoliveira
Faça um comentário