Lady Gaga no Rio: especialistas da ESPM analisam impacto histórico do show para a economia e o turismo

  • Fonte: João Figueiredo, economista e coordenador do mestrado em economia criativa, estratégia e inovação da ESPM

Após a épica apresentação de Lady Gaga no palco principal do Coachella recentemente, as expectativas para o aguardado show da diva pop na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, marcado para o dia 3 de maio, estão ainda mais altas.

Mais do que um espetáculo musical, o evento promete ser um marco econômico para a cidade maravilhosa. Segundo estudo da Prefeitura do Rio de Janeiro, a expectativa é que o show movimente R$ 600 milhões e reúna um público de até 1,6 milhão de pessoas — números que refletem o potencial transformador dos grandes eventos na economia local e nacional. A apresentação faz parte de uma série anual de shows já incluída no Calendário Oficial de Eventos da cidade até, pelo menos, 2028.

Ao analisar os efeitos do show da artista na na cidade,  João Figueiredo, economista e coordenador do mestrado em economia criativa, estratégia e inovação da ESPM destaca: “Os impactos econômicos diretos estão relacionados ao fluxo de turistas que o evento atrai. É um evento que traz turistas para a cidade, e eu atribuo isso ao principal impacto. Temos que pensar que esse turista não estaria aqui se não fosse pelo evento. O turismo, de fato, acontece motivado pela programação. Esse visitante gera gastos com transporte — movimentando rodoviária, aeroporto — e a gente percebe claramente essa relação. Outro impacto direto é a estadia, além de outros gastos relacionados à mobilidade urbana, como Uber, táxi, metrô, alimentação e as diversas atividades que ele pode realizar. Provavelmente, ele também vai aproveitar a viagem para conhecer pontos turísticos como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e outros atrativos da cidade.”

Em seguida, ele complementa ressaltando os efeitos de longo prazo:

“Já os impactos indiretos, o principal é o fortalecimento da imagem da cidade. As menções positivas decorrentes de um evento cultural importante ajudam a construir uma marca desejada: fazer do Rio um lugar que as pessoas querem estar.”

O especialista está disponível para entrevistas.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Belo Horizonte, Florianópolis, Goiânia, Salvador e Curitiba. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*