Lançamento de foguetes é destaque na capital de Goiás

O evento realizado pelo Colégio Lassale no campo de futebol do Vila Nova abriu a Mostra Brasileira de Foguetes

Na manhã deste sábado (18), o Campo de Treinamento do Vila Nova Futebol Clube sediou o lançamento de foguetes na abertura da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O evento, realizado pelo Colégio Lassale, reuniu cerca de 300 pessoas, dentre os alunos competidores, professores e familiares.

Os estudantes, que têm idades entre 12 e 15 anos, realizaram os lançamentos dos foguetes, confeccionados por eles, e a maioria alcançou mais de 100 metros de distância. Cada foguete foi construído a partir de duas ou mais garrafas pets de qualquer volume e foi lançado numa base de lançamento presa no chão.

Guilherme Mendonça é professor de robótica e responsável pelas equipes e destacou que utilizaram como propelente somente água e ar comprimido por uma bomba manual de encher pneus de bicicleta.

Evento tem tom festivo, mas obedece várias regras

“A mostra de foguetes estabelece algumas regras, dentre ela como devemos encher as garrafas. O foguete de garrafa PET possui vários fenômenos científicos e físicos, como pressão, velocidade, impulso, força de arrasto, hidrodinâmica e aerodinâmica, dentre outros”, avaliou Guilherme.

A coordenadora Meigna Ferreira ressaltou que a mostra motivou os alunos, uma vez que seus foguetes foram confeccionados utilizando material reciclável. Meigna também destacou o comprometimento do Vila Nova Esporte Clube que cedeu o espaço no centro de treinamento Toca do Tigre para que o evento fosse realizado.

“É muito gratificante ver um time de futebol ter tamanho reconhecimento com atividades extracurriculares que envolvam a tecnologia. Nos receber aqui na Toca do Tigre foi fundamental para o sucesso da nossa competição. Sem isso, não seria possível os lançamentos visto que alguns alunos chegaram a alcançar mais de 130 metros”, detalha.

*Incentivo*

Para o gerente de futebol do Vila Nova, Eder Guimarães, o clube valoriza campeonatos porque estimulam crianças e adolescentes. Segundo Eder, que esteve presente do campeonato e acompanhou os lançamentos pelos alunos, abrir as portas do clube para receber um evento tão importante é motivo de orgulho também para o clube.

“Foi o próprio presidente do time, o major Hugo Jorge Bravo quem autorizou que a escola realizasse os lançamentos aqui no ct. Tivemos o cuidado de escolher aqui, no Toca do Tigre, por questões de segurança. Mesmo sendo algo com propulsão à base de água e os foguetes de plástico, um espaço maior e sem prédios, também é mais seguro”, afirma.

*MOBFOF*

A MOBFOG é realizada anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional e seu objetivo é fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia, Foguetes em particular e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

A mostra é dividida em cinco níveis, sendo o nível 1 turmas do 1º ao 3º ano, nível 2 são as turmas do 4º e 5º ano, nível 3, alunos do 6º ao 9º. Nos níveis 4 e 5 os alunos precisam estar matriculados no ensino médio e superior.

Colaboração da Assessoria de Imprensa do Colégio Colégio Lassale/Goiânia (Fotos e texto)

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*