LÚPUS – Alceu quer prevenção à doença e assistência para pessoas acometidas com a enfermidade em Valparaíso de Goiás

Apresentado nesta quarta-feira, 18 de maio, na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Projeto de Lei de autoria do vereador Alceu Gomes (PL), que institui o Programa Municipal de Prevenção e Assistência à pessoa portadora do Lúpus. Segundo o texto da matéria, à pessoa nessas condições fica garantida a assistência integral, ambulatorial e especializada, adotando todos os recursos necessários.

O lúpus é uma doença inflamatória crônica desencadeada por um desequilíbrio no sistema imunológico, que pode afetar órgãos como a pele, os rins e o cérebro. Entre os sintomas mais comuns estão dores articulares, sensibilidade exagerada ao sol e manchas avermelhadas na pele. A doença ainda não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a controlar as crises e a evolução da enfermidade.

Outros Projetos apresentados na 105ª  Sessão Ordinária:

PL de autoria da vereadora Cláudia Aguiar – autoriza o Poder Executivo a incluir o Dia Laranja no calendário oficial de eventos do município, cujo objetivo visa promover a realização de atividades de conscientização, prevenção, orientação e combate ao abuso e à exploração sexual no âmbito de atuação do Poder Púbico Municipal.

PL de autoria da vereadora Professora Elenir – autoriza o Poder Executivo a implementar a Semana de Combate e Prevenção ao glaucoma e combate às diversas espécies de cegueiras. O Executivo Municipal poderá promover ações com objetivo de conscientizar e educar a população para a importância da prevenção das doenças que levam as diversas espécies de cegueira estimular as visitas periódicas ao oftalmologista e a realização de exames preventivos; divulgar dados e informações acerca do problema, a fim de reduzir sua incidência.

Outras indicações desta quinta-feira, dia 18

Zequinha:

Serviço de iluminação e roçagem em praça do bairro Cruzeiro do Sul;

Troca de poste em rua do bairro Chácaras Benvinda.

Flávio Lopes:

Construção de uma praça do bairro Esplanada II.

Walison Lacerda:

Providências a respeito da erosão em rua do bairro Santa Rita.

Cláudia Aguiar:

Construção de Campo sintético no bairro Ipanema.

Jabá:

Limpeza de rua do bairro Morada Nobre.

Professora Elenir:

Implantação da Lei Anjos sobre Rodas, que estabelece a implantação de veículos motociclistas como mais um recurso na intervenção disponível e integrado ao SAMU;

Disponibilização de profissional capacitado a prestar atendimento às pessoas surdas.

Texto de Julina Gentila, com fotos de Cleben Lopes

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*