A maior e mais antiga cidade da região leste de Goiás, Luziânia, completa no próximo dia 13 277 anos de história. Na programação do Executivo, estão previstos vários eventos, e um dos pontos altos é Sessão Solene em comemoração aos 277 anos da cidade, que ocorre na terça-feira, dia 12, em ação que ocorre no Ginásio de Esportes José Araújo Leite.
Na cidade, pessoas vem construindo histórias de sucesso. Localizada estrategicamente no Planalto Central, a cidade goiana tem mais de 208 mil habitantes que se destaca pelo seu potencial turístico, histórico, econômico e cultural. Por onde se passa, é possível observar e apreciar a riqueza histórica, principalmente em seus casarões, arquitetura do século passado, população mais madura e com muitas experiências para contar. Um desses pioneiros é o Gilson de Jesus Curado, de 80 anos, que mora na zona rural, na Fazenda Beija-flor. Ele frequenta o bairro tradicional do Rosário, rodeado de riquezas no que se trata do patrimônio cultural-arquitetônico. Mesmo com a idade avançada, ele transmite força e solidez no trato com as tarefas da fazenda, junto da sua esposa. “Eu faço de tudo na roça: capino, planto e cuido dos animais”, acrescentou sorridente.
Luziânia foi fundada em 1746 e estabelecido o seu aniversário em 13 de dezembro. Recebeu o nome inicialmente de Santa Luzia, em homenagem a sua padroeira. A atividade de mineração na região foi uma das primeiras descobertas, foi a partir daí que iniciou a ser povoada em meados do século XVIII. No ano de 1833 passou da categoria de arraial à vila, e logo mais em 1867 foi considerada cidade, recebendo o nome de Luziânia.
Em pleno século XXI, Luziânia ocupa o posto do sexto município mais populoso e a 6º maior economia do estado de Goiás, ocupando a 12ª colocação na região Centro-Oeste, e na classificação de Brasil, ocupa a 146ª colocação. Sua área total chega a 3.961,099km de extensão, tendo a população estimada no ano de 2019 em 208 275 habitantes, de acordo com dados do Censo de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A atividade econômica predominante são os empreendimentos agroindustriais (com produção de feijão, soja e milho), compradores de grão da região que se destacam na comercialização com o mercado externo.
O comércio local é pujante, se destacando para o segmento de serviços, alimentação, vestuário e supermercado atacarejo. Tem papel fundamental na geração de emprego e renda da população que busca inserção no mercado de trabalho perto de casa.
O prefeito da cidade, Diego Sorgatto (UB) destaca os investimentos na cidade, tanto feito por empresários, quanto pelo Executivo. Recentemente ele assinou decreto que criou a Tarifa Zero no Transporte Público, beneficiando em especial os trabalhadores.
Neste sábado, 9, o prefeito inaugura ainda a iluminação natalina no Parque Vivencial de Luziânia, às 19h. Antes, na sexta-feira, 8, inaugurou o mesmo projeto no Jardim Ingá.
Terra de famosos
Além de uma cidade pujante, Luziânia é terra de políticos famosos, como o ex-governador Joaquim Roriz, que ficou famoso por governar o DF por quatro vezes, além de políticos mais recentes, como o Dr. Célio Silveira (MDB), que hoje ocupa cadeira na Câmara dos Deputados; Wilde Cambão (PSD), que é deputado por Goiás e o próprio prefeito atual, Diego Sorgatto, que já passou pelo Legislativo do Estado.
Os casarões da cidade também entram no destaque cultural de Goiás, além de construções seculares, como a Igreja Matriz e a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída por escravos.
Na economia, o destaque principal é o agronegócio, com grande produção de grãos, e ficando entre as posições de destaque em todo o Brasil.
O presidente da Câmara Municipal de Luziânia, vereador Carlos da Liga, viu a cidade se desenvolver, seja no comércio, serviços públicos e crescimento populacional. Ele destaca que Luziânia deu origem a dezenas de bairros e até mesmo outros municípios, proporcionando o sucesso da região. “Luziânia é uma cidade próspera, pujante e acolhedora. Parabéns ao nosso município, que vem mostrando sua força e perseverança a cada dia”, acrescenta Carlos da Liga.
Turismo
O luzianiense tem alguns atrativos turísticos, são eles: Igreja Nossa Senhora do Rosário, casarões da Rua do Rosário, Morro da Canastra, Palácio das Andorinhas, Cachoeira de Saia Velha, Serra dos Angicos, Canal do Rio Corumbá, Bali Park e Lago da usina Corumbá IV.
Deixe uma resposta