Maiores crânios de mosassauro da América Latina são apresentados

by Amarildo Castro

Promoção é do Museu Oceanográfico Univali, Instituto Cultural Soto e Grupo Oceanic

Nesta sexta-feira, 4 de julho, o Museu Oceanográfico Univali (MOVI), o Instituto Cultural Soto (ICS) e o Grupo Oceanic apresentaram os maiores crânios de mosassauro em exposição na América Latina. A peça, composta pelo crânios, mandíbula e dentes impressionantes, é notável pelo tamanho (119,5 cm) e pertence à espécie Mosassauro Titã ( Thalassotitan atrox ), descrita cientificamente por Longrich et al . em 2022. Estima-se que o animal media entre 8 e 9 metros de comprimento e pesava de 5 a 6 toneladas.

O fóssil foi encontrado por colaboradores do MOVI/ICS com apoio do Grupo Oceanic em janeiro de 2024, numa mina de cal em Ouled Bouali, no município de Oued Zem — província de Khouribga, no Marrocos. A camada geológica corresponde ao Cretáceo Superior (Maastrichtiano), com idade estimada entre 66 e 67 milhões de anos. A preparação do exemplar foi realizada pela equipe de especialistas do MOVI/ICS.

“Os museus devem proporcionar o contato com o real, materializando o conhecimento, sensações cada vez mais raras em um mundo de telas. Ver o encantamento do público, principalmente de crianças ao ter contato com um crânio desta magnitude nos realiza! Nenhuma tela no mundo reproduzirá a eles essa sensação”, pontua Jules Soto, curador geral e diretor do Museu Oceanográfico Univali.

Thalassotitan atrox era um predador dominante das éguas, alimentando-se de peixes, tartarugas, moluscos e até mesmo de outros répteis marinhos. Embora lembre um dinossauro, tratava-se de um outro grupo, de repteis marinhos totalmente adaptados à vida oceânica, pertencentes à ordem Squamata e à família Mosasauridae.

Após a apresentação, os crânios foram transferidos para o Parque Aventura Jurássica, em Balneário Camboriú, onde ficarão em exposição a partir de sábado, 05 de julho. Ele se unirá a outros notórios fósseis exibidos em parceria com a Univali e o Instituto Cultural Soto — um verdadeiro mergulho no passado da vida no planeta.

Crédito da foto: Comunicação do Museu Oceanográfico Univali

Postagens relacionadas

Deixe um comentário