MDR abre diálogo com o Governo de Goiás para a implantação de novos Polos das Rotas de Integração Nacional

Comitiva do MDR participou de reuniões e fez visitas técnicas para avaliar a possibilidade de instalação de unidades das Rotas da Fruticultura, do Leite, da Moda e do Mel no estado


Estratégia Rotas de Integração Nacional poderá ser ampliada em breve. Nesta semana, representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estiveram em Goiás para conhecer a realidade local e discutir a possibilidade de implementação de Polo das Rotas da Fruticultura, do Leite, da Moda e do Mel no estado. Para tanto, foram feitas reuniões e visitas técnicas.

O diretor de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Francisco Soares, destacou o impacto da Estratégia para fomentar o desenvolvimento das diferentes regiões do País. “As Rotas são uma ação muito importante, porque levam em consideração o pequeno produtor e potencializam cadeias produtivas importantes. Estamos dialogando para ampliarmos o alcance delas em Goiás, o que, certamente, trará muitos benefícios para o estado”, disse.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, Tiago Freitas de Mendonça, também reforçou o potencial das Rotas para alavancar a economia do estado. “É uma satisfação receber toda a comitiva do MDR em Goiás para falar de desenvolvimento econômico em diversas regiões do nosso estado por meio das Rotas. Essa grande parceria vai surtir efeitos. Estamos trabalhando para levar esses resultados para a população”, afirmou.

O estado de Goiás já conta com um Polo da Rota do Leite instalado, na região de São Luís de Montes Belos. Além disso, algumas cidades da região do Entorno do Distrito Federal estão incluídas na área de atuação do Polo da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF (Ride-DF).

Rotas

As Rotas de Integração Nacional são redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional – PNDR.

Buscam promover a coordenação de ações públicas e privadas em polos selecionados, mediante o compartilhamento de informações e o aproveitamento de sinergias coletivas a fim de propiciar a inovação, a diferenciação, a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos associados, contribuindo, assim, para a inclusão produtiva, inovação e o desenvolvimento regional.

Atualmente, há 11 Rotas reconhecidas pelo MDR: do Açaí, da Biodiversidade, do Cacau, do Cordeiro, da Economia Circular, da Fruticultura, do Leite, do Mel, da Moda, do Pescado e da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Foto ilustrativa de pixabay.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*