Agência Nacional dos Transportes Terrestres havia autorizado aumento, que deveroa ser escalonado a partir do dia 27 de fevereiro
POR AMARILDO CASTRO (TEXTO E FOTOS)
Mesmo com os serviços de transportes para o Entorno-DF considerados ruins por usuários, pelo menos há uma boa notícia para quem utiliza os serviços dos transportes coletivos para 11 cidades do Entorno. O governador Ibaneis Rocha (MDB), por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob) informou na última quarta-feira, 23, que o aumento autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está suspenso pelo menos por enquanto, não havendo assim uma data para que isso ocorra.
Antes, a ANTT há havia autorizado aumento de até 25% para esse tipo de transporte na chamada Região Metropolitana do Distrito Federal, local onde a Semob-DF é responsável pela gestão do sistema. A previsão do aumento de preços era para entrar em vigor no próximo domingo, dia 17.
Adiamento do aumento não esconde precariedade do sistema
Para quem usa o serviço de transporte coletivo para as cidades da Região Metropolitana de Brasília sabe que em geral o serviço é ruim, com muitos ônibus superlotados e carros velhos em alguns casos. E mesmo assim, o serviço não é barato, passando de R$ 8 em alguns casos. Desde que a Semob-DF assumiu o sistema, a qualidade melhorou um pouco, mas não o suficiente para que receba elogios.
A situação para quem precisa desses coletivos diariamente continua difícil. A reportagem do Blog do Amarildo testou por vários dias a finco a qualidade dos serviços de quatro empresas que fazem o transporte das cidades da chamada Saída Sul para o DF, onde estão localizadas a cidade de Luziânia, Cidade Ocidental, Valparaíso e Novo Gama.
Embora alguns ônibus sejam bons, existem carros com situação bastante precária, e que no trajeto, deixam usuários irritados com barulho. É comum a quebra de alguns desses veículos também.
No entanto, a situação que mais incomoda os usuários são os carros superlotados em horários de pico. “É um horror, tem dia que chega a 125 pessoas em um único ônibus, que só tem cerca de 60 lugares”, relatou à reportagem uma jovem que usa ônibus no percurso da Cidade Ocidental ao Plano Piloto. Ela conta que diariamente vem ao Plano Piloto e volta para sua cidade, distante quase 50 quilômetros em pé porque os ônibus não tem espaço para todos no horário de pico.
Em uma outra linha, o ônibus, sai da Rodoviária da área central de Brasília a 1h da manhã, nesse mesmo horário, em plena madrugada segue para a cidade goiana lotado, como se um horário de pico fosse. Como não há banheiros nos carros, em muitos casos os motoristas precisam parar para que os usuários possam fazer xixi no meio da rua, atrás de paradas de ônibus. Não seria regra das empresas parar o veículo para tal, mas no fim, os motoristas acabam ‘colaborando’ com as necessidades de quem está dentro do carro.
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