Morte de Girotto – Enquanto esteve focado no Guará, empresário fez sucesso na cidade e conquistou admiradores

Pioneiro, Antônio Girotto Borges, de 62 anos perdeu a luta contra um câncer no pâncreas na tarde de sábado, 9

Por Amarildo Castro – “Guará e o nosso futuro”, escreveu ao Jornal GuaráHOJECidades o então empresário Antônio Girotto há onze anos, quando mantinha com muito sucesso, seu restaurante, que levava seu próprio nome na cidade, no Polo de Moda. À época, questionava as principais demandas locais e o futuro da cidade, mostrando bastante preocupação com a aprovação do Plano Diretor Local (PDL), que havia sido votado com êxito, mas sob muita polêmica em dezembro de 2005 e já trazia grandes impactos ao Guará, com a autorização para os arranha-céus. Esses prédios começaram a ser erguidos em 2007.

Antônio Girotto em 2010, no Restaurante di Girotto: ali recebia a todos

No período em que escreveu o artigo ao jornal, no seu restaurante, recebia amigos, clientes, empresário e políticos. Na ocasião, era de longe o restaurante mais badalado da cidade. Girotto, de 62 anos, para a tristeza dos amigos e familiares, e muitos admiradores, perdeu a luta contra um câncer no pâncreas no último sábado, 9, depois passar por longo tratamento por cerca de um ano contra a doença, que evoluiu para uma metástase, causando fragilidade nos ossos. Suas últimas horas foram no Hospital de Apoio, onde estava antes do final de ano. Saiu para ver a família, retornando em seguida, mas não resistiu. A hora e o local do enterro ainda não foram divulgados pela família. Ainda não há confirmação se ele será enterrado em Brasília, pois nasceu em Ituiutaba-MG.

Fachada do antigo di Girotto do Polo de Moda, casa de sucesso em seus primeiros anos

Antes, na luta contra a doença, passou por três hospitais da cidade para tratamento, e sempre com esperanças em vencer a doença, mas não deu. Nas redes sociais, desde a sua morte, amigos e familiares prestam homenagens. Alguns ainda estão incrédulos com a perda. “Recebo com muito pesar a notícia da morte do amigo Girotto”, escreveu o senador Izalci Lucas (PSDB). “Muito triste essa partida do Girotto”, pontuou o ex-deputado Roberto Policarpo (PT). “Amigo e parceiro”, comentou a professora Gicicleide Ferreira.

Girotto em 2009, quando comandava o Park Way: gosto por política

Sua dedicação ao Guará

De volta à sua passagem pelo Guará, cidade a qual dedicou boa parte de sua vida, especialmente como empresário, Girotto foi uma pessoa muito querida. Durante os vários anos em que esteve focado na cidade, era uma das personalidades mais conhecidas e admiradas, especialmente no ramo empresarial e político. Mesmo tendo levado uma vida familiar um pouco tumultuada nos últimos anos, com duas separações, amigos não se afastaram. Após deixar o restaurante di Girotto do Polo de Moda, abriu ao menos três casas diferentes, sempre na área de gastronomia.

Girotto em restaurante que fundou no Setor Gráfico: empresário esteve sempre ligado à gastronomia

Seu gosto por política, o fez expandir sua atuação. Depois de trabalhar com o ex-deputado Augusto Carvalho, com sucesso, passou pela Administração do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Park Way. Nessa última, sua atuação em 2009 foi bastante expressiva, com obras no trânsito e infraestrutura. Também tentou chegar à Câmara Legislativa em três oportunidades. Na primeira, em 2006, levou cravados 3.000 votos.

Em todas as casas que fundou, Girotto sempre valorizava a cultura. A foto mostra dupla de violeiras no Espaço Cultural di Girotto, no Polo de Moda em 2011

De volta ao Guará, como citado no início desta reportagem, lá em 2011, Girotto escreveu um longo artigo a Jornal GuaráHOJECidades onde decidimos aqui, em homenagem a Girotto, publicar na íntegra o que ele defendia para a cidade, veja:

“Quando comemoramos o 41° aniversário do Guará, queria muito usar este espaço para enaltecê-lo. Poderia sim fazer como muita tranquilidade. Esta cidade que vimos crescer, tijolo por tijolo e hoje considerada com um dos melhores perfis sociais do Distrito Federal, com certeza os motivos são muitos para se comemorar. E é exatamente isso que nos leva também a uma reflexão. Como podemos crescer sem perder esse aspecto meio interiorano ao mesmo tempo com cara de metrópole? Tivemos a sorte da cidade ter crescido sem perder muito sua característica original, embora saibamos que de cara o Guará está longe de ser aquele projeto inicial que era o SRIA (Setor Residencial Indústria e Abastecimento) área residencial dormitório criado para atender os trabalhadores de baixa renda, principalmente os funcionários do Setor de Indústrias.  Entre as décadas de 1980 /1990 o Guará tem um dos metros quadrados mais caros do DF, ao lado do Plano Piloto, Setor Sudoeste e agora o Noroeste.


Temos alguns temas que não podem passar despercebidos, sob pena de pagarmos muito caro num futuro próximo. Falo não somente pela preocupação com o crescimento desordenado, mas também em preservar a qualidade de vida e um fato que contribuiu negativamente foi o PDL aprovado recentemente pela Câmara Legislativa nos impondo uma mudança trágica em nossa cidade, nos levando a uma dura realidade. O Guará a continuar com a política de crescimento urbano, conforme foi definido pelo malfadado PDL, aprovado a toque de caixa no fim de 2006, corremos o risco de ter uma população de 300mil habitantes até a década de 2030.Para se ter uma idéia o Guará com aproximadamente 120mil moradores. Preciso afirmar que não estou sendo catastrófico e tão pouco pessimista, é a dura realidade que teremos de enfrentar. Promover políticas habitacioonais é necessário pois, os nossos jovens precisam morar. 

Para comprovar esta afirmação basta ver as torres com quase 30 andares que estão sendo levantadas na cidade. Só para se ter uma ideia ainda vem o Bairro Jóquei Clube, a consolidação da Colônia Agrícola Águas Claras, SQB, Park Sul, Bairro dos Servidores e assim por diante. Queremos o crescimento da nossa cidade, entretanto promovê-lo de forma ordenada e transparente. Hoje morar no Guará ainda é muito prazeroso, todavia haveremos de nos preocupar e não vamos deixar que essa tranquilidade que ainda temos permeiem por nossas mãos com nossa benevolência.


Amamos-te muito Guará!
Parabéns a população guaraense pelos 41 anos da nossa cidade!”

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*