
- Em relatos em redes sociais e à imprensa, motoristas reclamam terem levado centenas de multas, e que não foram avisados de supostos radares inteligentes
POR AMAIRLDO CASTRO
Está causando um verdadeiro ‘terror’ entre motoristas a quantidade de multas de trânsito no trecho entre Valparaíso de Goiás e Luziânia, no mesmo Estado. As duas cidades estão distantes a poucos quilômetros, no entanto, ir do centro da primeira para o centro da segunda, passando pela BR 040, significa rodar 30 quilômetros e passar por pelo menos seis pardais que regulam velocidade dos carros. Como esses pardais foram trocados no final de 2024, motoristas reclamam que esses equipamentos estão multando aleatoriamente centenas de condutores.
Em uma breve apuração, a reportagem do Blog do Amarildo descobriu que tais equipamentos podem ter um novo sistema de Inteligência Artificial, e que por isso, medem o percurso de um a outro, e se o motorista andar mais rápido que o permitido no meio desse percurso, o equipamento da frente avisa o outro, e assim, multa o motorista. No entanto, a reportagem ainda não conseguir falar com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), responsável pelo trecho.
De um modo geral, os pardais são instalados pelos consórcios que administram vias federais. Mas como a BR 040, no trecho citado hoje não tem um consórcio administrador, não se sabe ao certo que órgão está responsável por esses pardais, que poderia ser o Contran, Conselho Nacional de Trânsito. Por ser feriado, a reportagem do Blog do Amarildo ainda não conseguiu ouvir os órgãos responsáveis pelo trecho da via.
O vereador Guilherme Gordão, de Valparaíso-GO foi um dos parlamentares que já pediu explicações ao DNIT sobre o excesso de multas no trecho da BR 040 até Luziânia-GO

Enquanto isso, a reportagem descobriu que teve motorista que foi multado todos os dias em prazo de dois meses porque não sabia dessa situação, da mudança. Nesse caso, esse mesmo motorista teve quase R$ 4 mil de prejuízo. Trata-se de um trabalhador do comércio de Valparaíso, mas com residência em Luziânia.
Ao mesmo tempo, o DNIT não teria feito qualquer campanha educativa para avisar os motoristas da mudança, e na prática, o Código Nacional de Trânsito diz que é preciso dar visibilidade a qualquer ato que possa vir gerar uma multa, no caso desses novos pardais, ´seria preciso placas informativas sobre as multas em caso de excesso de velocidades não somente ao passar pelo pardal, mas sim no trecho.
Tais fatos levaram vereadores tanto de Luziânia quanto de Valparaíso a emitirem nota de repúdio e solicitarem ao DNIT, esclarecimentos.
Com toda essa situação, recomenda-se que motoristas verifiquem seus prontuários e estejam atentos a possíveis multas. Caso sejam autuados. Caso tenha recebido multas, é , é possível recorrer às multas de trânsito online através do Detran Goiás, através do serviço disponível no site do estado [https://www.go.gov.br/servicos/servico/solicitar-recurso-de-multa-de-transito.
Leave a Reply