Proposta do cantor e compositor José Teles, em Contramão, é reconectar o ouvinte ao prazer de escutar música. Uma das faixas tem oito minutos de duração
Técnica refinada e conteúdo musical que desafiam a maré mercadológica: essa é a essência de Contramão, EP lançado recentemente nas plataformas digitais pelo cantor e compositor goiano José Teles. Com três faixas, o trabalho privilegia arranjos orgânicos e uma sonoridade brasileira sofisticada, que dialoga com o soul e o funk setentista, reforçando autenticidade e sensibilidade como pilares do projeto.
O clima intimista do EP, sustentado por letras sobre amor e cotidiano familiar, contrasta deliberadamente com modismos passageiros e reafirma o caráter resistente do artista.
“Me refiro à Contramão no sentido de ter uma faixa com oito minutos de duração, enquanto hoje as pessoas se habituaram a ouvir áudios de WhatsApp e vídeos acelerados. Minha proposta é aproveitar, ter calma, sentir, se preencher, escutar os próprios sentimentos e se emocionar com a música”, explica José Teles. “Espero que o ouvinte use minha obra para desacelerar, num mundo que parece gritar para fazermos tudo ao mesmo tempo e da forma mais rápida possível”, completa.

Retomada amadurecida
Na trajetória de José Teles, Contramão marca um retorno mais maduro à cena musical. Ainda jovem, ele participou de importantes circuitos culturais de Goiânia: integrou a I Mostra Maquinária (meados dos anos 2000), esteve no festival Goiânia Canto de Ouro (2010) e se apresentou na Revirada Cultural (2011). Antes disso, em 2007, lançou o álbum Poesia Simples, produzido por Dênio de Paula.
Após um hiato dedicado à vida pessoal e à família, o artista volta agora com um olhar mais consciente sobre sua música e identidade. “Quero encontrar ouvintes que se conectem com minhas canções, que usem a música para fazer amizades, se curar, curtir uma bad, celebrar a família, o amor com os filhos, e também para se amar”, afirma. “Esse EP está impregnado desses sentimentos, influenciado pela pandemia, pelas perdas familiares, pelo nascimento dos filhos, pela vida em família, pela profissão e pelo processo de autoconhecimento”, acrescenta.
Inspiração
O estilo de Teles transita entre o pop sofisticado e as raízes da música popular brasileira. Suas influências vão dos Beatles e John Mayer – pela fusão de guitarras suaves com melodias acessíveis – ao movimento tropicalista de Clube da Esquina e à cena autoral contemporânea do Planalto Central. Essa mistura de referências aparece no EP, onde acordes de MPB convivem com grooves soul discretos.
A produção executiva de Contramão é assinada por Dênio de Paula, músico e produtor com mais de duas décadas de carreira e com quem José Teles mantém parceria e amizade há 20 anos. Compositor, guitarrista e vocalista, Dênio lançou cinco CDs e um DVD com a banda Thatband, em parceria com o filho Daniel de Paula, e integra projetos poético-musicais como o Terrorista da Palavra. As gravações foram realizadas no estúdio Tambor Cantante, em Goiânia, referência local em produção musical desde 2001. Em setembro, o EP Contramão ganhará mais cinco faixas musicais inéditas.
Para ouvir:
Músicas do EP Contramão:
- Palhaço
- A Quiet Spiral (Interlude Palhaço) – Instrumental
- Sem você (Eu não posso ser mais feliz)
Redes Sociais e Contato:
- Instagram: @jtandrade84/ (perfil oficial do artista)
- Contato para imprensa: (62) 9614-4290 (José Teles) Fotos: Arquivo Pessoal