Empresa destaca também a geração de novos empregos em 12 meses, aumentando a força de trabalho da companhia em mais de 40%, além da aquisição de equipamentos de última geração. Evento reuniu influenciadores digitais e jornalistas
POR AMARILDO CASTRO (COM ASSESSORIA/NEOENERGIA)
Após um ano de atuação no Distrito Federal, após adquirir maioria das ações da CEB, a Neoenergia Brasília entra em seu segundo ano de operação no Distrito Federal, e para comemorar, divulgou na manhã desta segunda-feira, 14, o valor de R$ 236 milhões de investimentos para a cidade, no decorrer dos últimos 12 meses.
O valor é aproximadamente, quatro vezes maior que o de 2020 e superior à soma dos últimos três anos de investimento da companhia anterior que gerava o sistema em Brasília.
Durante um coffee break realizado para cerca de 20 profissionais de imprensa e influenciadores digitais, na sede administrativa da empresa, no edifício ParkShopping Corporate, o Diretor-superintendente Técnico da empresa, Antônio Carlos Queiroz, afirmou que a companhia investe pesado em novas tecnologias, na busca por proporcionar inteligência à rede elétrica.
Ele disse que após a chegada da Neoenergia em Brasília, foram instalados 379 religadores automáticos, dobrando o parque de equipamentos deste tipo existentes na companhia. Além disso, continua, foram implantados 83 esquemas de self-healing – uma inovação tecnológica inteligente capaz de isolar um defeito e restabelecer, automaticamente em segundos, o fornecimento de energia aos clientes desligados – beneficiando mais de 3,3 milhões de pessoas.
Assim, afirma Queiroz, na maior partes das cidades do DF, as quedas de energia atualmente diminuíram pelo menos pela metade, e quando ocorrerem, demora menos tempo para retornar a luz. Ele ainda fez questão de lembrar aos moradores do Guará, que sofreram com dois apagões mais demorados entre novembro e dezembro, que a empresa investiu em cabeamento de disjuntores modernos, o que deve evitar novos apagões prologados. A empresa trabalha também para que falta de luz passe a ocorrer com muito menos frequência em todo o DF, e no futuro, praticamente seja inexistente o problema quando a série de investimentos for concluída.
Subestações inspecionadas e revisadas
Segundo Queiroz, a Neoergia trata com atenção as 41 subestações existentes na cidade passaram por quatro ciclos de inspeção e manutenção ao longo desse período, que resultaram na troca de diversos dispositivos e equipamentos, com destaque para a substituição de 48 disjuntores que estavam em fim de vida útil.
As equipes da Neoenergia Brasília também fizeram inspeção e manutenção em mais de 16 mil quilômetros de redes e linhas, além de realizar mais de 50 mil podas de árvores, o triplo do realizado em 2020, e instalar mais de 12 mil espaçadores de rede. Além disso, houve a substituição de mais 120 quilômetros de rede elétrica depreciada.
Renovação da frota
A empresa cita também que para melhorar a infraestrutura do setor elétrico e assegurar a qualidade do serviço prestado passa pela renovação da frota da distribuidora. Ciente disso, a companhia comprou, em 2021, 118 veículos e investiu aproximadamente R$ 35 milhões nesse tipo de equipamento.
Este ano, a empresa recebeu os primeiros caminhões 4×4, equipados com cesta aérea articulada telescópica juntamente com 42 motopodas elétricas. Esse tipo de veículo e ferramenta visam melhorar o desempenho operacional e agilizar o atendimento aos clientes. Eles são utilizados em trabalhos como a manutenção da linha viva, poda de árvores, instalação de espaçadores, entre outros. Essas aquisições fazem parte do plano de renovação de 100% da frota da companhia.
Como empresa sustentável, a Neoenergia Brasília incorporou à sua frota 11 veículos 100% elétricos. Com os primeiros carros elétricos, a empresa reduz a utilização de aproximadamente 16 mil litros de combustível fóssil por ano e elimina, anualmente, a emissão de mais de 27 toneladas de CO2.
Novos canais de atendimento
A ampliação dos canais de atendimento com o cliente também teve destaque nesse primeiro ano de operação. Foram abertas seis novas agências de atendimento presencial, no Paranoá, em Planaltina, em São Sebastião, em Taguatinga, em Samambaia e no Lago Sul, além de agência móvel que está circulando pelas ruas da cidade. Para facilitar ainda mais o acesso para a população, a Neoenergia está disponibilizando atendimento dentro das administrações regionais de forma itinerante.
A distribuidora também ampliou em mais de três vezes a quantidade de canais de atendimento disponíveis no Call Center, o que permitiu reduzir em 82% a quantidade de chamadas abandonadas. Incluiu 56 novos atendentes e ampliou o tempo de atendimento humano via canal de Whatsapp. A empresa também criou um canal exclusivo para atendimento aos hospitais e implantou o atendimento 24h para as demandas que surgem pelas redes sociais.
Ainda falando de canais de atendimento, foi lançado o portal do parcelamento com condições especiais, novas matrizes de negociação e parcelamentos mais longos, o que permite aos clientes colocar as suas faturas em dia.
Criação do Centro de Operações Integradas (COI)
Outro marco de atuação da Neoenergia Brasília foi a inauguração do Centro de Operações Integradas (COI). Com infraestrutura, equipamentos e tecnologia de ponta, a central monitora, em tempo real, o que se passa em toda a rede elétrica, podendo se antecipar a eventuais problemas e até mesmo operar o sistema à distância com alto nível de confiabilidade, minimizando os impactos de interrupções de energia para a população.
Geração de empregos
Para realizar todas essas ações e investimentos, a empresa precisou de pessoas. Aumentamos a força de trabalho da distribuidora em 42%, passando de 1.849 colaboradores, entre próprios e terceirizados, para 2.634. Nesse período, foram somados ao time da distribuidora 785 profissionais. Desse número total de profissionais, 45 deles foram formados em nossa escola de eletricistas, sendo 26 homens e 19 mulheres, ampliando a equidade de gênero também nas áreas técnico-operacionais, uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e com o Governo do Distrito Federal (GDF).
27 mil famílias em entram no programa de regularização
Por meio do programa Energia Cidadã – alinhado ao programa Energia Legal do GDF, a Neoenergia Brasília regularizou a energia para mais de 27 mil famílias, levando desenvolvimento econômico, social e mais dignidade para essa parcela da população, que com energia de qualidade, mais segurança e cidadania ainda terão acesso a inúmeros outros benefícios proporcionados pela distribuidora, como cadastramento na Tarifa Social de Energia Elétrica, que possibilita descontos de até 65% na fatura de energia, participação dos programas de Eficiência Energética como campanhas de consumo consciente, doação de lâmpadas e geladeiras.
Segundo Queiroz, todas essas ações trouxeram nesse período uma redução de 11% no tempo médio de interrupção da energia (chamado de DEC) e 18% na quantidade das interrupções (chamado de FEC), o qual já foi enquadrado abaixo do limite regulatório definido pela ANEEL.
Projeto social itinerante
Além de todos os investimentos no DF, a Neoenergia Brasília mantém ainda projetos sociais, como o “Aulas de Energia’, onde uma van percorre todas as cidades do DF, seja em estacionamentos das administrações regionais (em 2021), e agora, em 2022, visitando unidades escolares, onde o carro permanece dentro da escola com profissionais para mostrar para os alunos, a importância em utilizar energia da forma correta, sem desperdícios.
Investimentos por RA
• Sobradinho II recebeu investimentos em linhas de distribuição. No total foram 13 linhas que custaram cerca de R$ 8,5 milhões;
• Ceilândia recebeu 61 religadores, que custaram R$ 4,4 milhões;
• Sudoeste recebeu a instalação de protetores automatizados em estações transformadoras da região. Os equipamentos foram importados dos EUA, beneficiam mais de 11 mil pessoas e foram investidos cerca de R$ 4,3 milhões.
• Lago Norte recebeu o investimento de R$ 3,6 milhões em transformador de potência, que beneficia aproximadamente 26 mil pessoas.
• Gama recebeu investimentos em manutenção de rede elétrica. Foram quase 2 milhões investidos em cerca de 550 ações.
• Guará recebeu recondutoramento de rede. Foram cerca de 12km e mais de R$ 2 milhões investidos;
• Lago Sul recebeu manutenções em subestações. Foram investidos R$ 1,5 milhões em 14 subestações da região;
• Jardim Botânico teve diversas ações de podas de árvores. Foram: 5.167 podas em 12 meses. Mais de R$ 1 milhão investidos;
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