Neoenergia Brasília alerta para queimadas próximas a redes elétricas

Somente em agosto, nove desarmes de linhas de distribuição de energia foram registrados

O período de estiagem, de junho a setembro, concentra o maior índice de queimadas no ano. O número elevado de focos de incêndio provocado pelo tempo seco e por ações humanas, pode colocar em risco o fornecimento de energia a milhares de brasilienses, caso as chamas se aproximem das redes de energia. Nos oito primeiros meses de 2022, a Neoenergia Brasília registrou 11 – só em agosto foram nove – desarmes de linhas de distribuição devido às queimadas, prejudicando o fornecimento de energia para aproximadamente 150 mil pessoas. Esse número é 10 vezes maior na comparação com o mesmo período do ano passado.

“O descarte de pontas de cigarros ao longo das rodovias e o uso do fogo por agricultores para limpar e preparar terrenos, aliados à falta de chuva, criam condições para a formação e a propagação de incêndios em vegetação e que podem ocasionar acidentes nas redes de energia”, alerta Rosy Menezes, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília. “Nesse período do ano, ainda temos a baixa umidade do ar, a elevação das temperaturas durante o dia e a forte incidência de ventos”, finaliza.

O cenário, além de afetar o meio ambiente, pode causar prejuízos às redes elétricas e gerar problemas para as comunidades que dependem do abastecimento de energia nas regiões atingidas pelas queimadas. Nas linhas de transmissão de alta tensão, por exemplo, mesmo que as chamas não atinjam os cabos diretamente, os incêndios podem provocar curtos-circuitos por conta de uma grande carga elétrica produzida pelo calor da queimada.

A Neoenergia Brasília reforça que simples atitudes podem contribuir para que o fogo não se disperse e dá algumas dicas de segurança para evitar queimadas próximas à rede elétrica:

– Não queimar o lixo doméstico;

– Não jogar pontas de cigarros acesas em acostamentos de rodovias ou regiões de matas;

– Não fazer queimadas para limpar pastagens ou áreas de plantações;

– Caso um foco de incêndio que atinja a rede elétrica seja identificado, ele não deve ser apagado com água. O mais seguro é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, e a Neoenergia Brasília pelo 116.

PÍLULA DE SEGURANÇA NEOENERGIA BRASÍLIA – Nunca entre em subestações ou áreas com equipamentos energizados para pegar bolas, pipas ou outros objetos.

SOBRE A NEOENERGIA BRASÍLIA – A Neoenergia Brasília, reconhecida pelos consumidores como a melhor distribuidora de energia do Centro-Oeste no Prêmio Aneel de Qualidade 2020, é uma empresa do grupo Neoenergia e responsável pela distribuição da energia elétrica das 33 Regiões Administrativas que compõem o Distrito Federal, com mais de 1,1 milhão de clientes e atendendo a 3,3 milhões de pessoas. É a terceira maior distribuidora de energia elétrica do Centro-Oeste, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e sua área de concessão é de 5.780 quilômetros quadrados e abrange todo o Distrito Federal.

Foto e texto: colaboração da Neoenergia Brasília

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*