Obra está sendo desenvolvida pela Confraria Guará, em parceria com a administração local e artistas da cidade
POR AMARILDO CASTRO
Depois de toda a polêmica envolvendo o letreiro da entrada do Guará II, colocado de forma improvisada em 2014 no canteiro central da Estrada Parque Guará (EPGu), na altura do viaduto que dá acesso ao Zoológico de Brasília, a cidade terá um novo monumento de entrada, e ficará no balão principal próximo à QE 21.
A reportagem do Blog do Amarildo apurou que o novo monumento está sendo confeccionado em forma de parceria entre a Confraria Guará (e Festival Kombinando Cultura e Ideias), sob o comando do produtor cultural, Miguel Edgar, a Administração Regional do Guará e a Casa da Cultura, além da participação direta de artistas renomados da cidade.
A proposta, garantiu Miguel Edgar, é aproveitar todo o talento desses artistas locais, como Julimar Santos e Zakeu Vitor para a confecção do novo monumento, que ao mesmo tempo, o trabalho continua com reformulação do letreiro em frente à Administração do Guará e outro na entrada do Guará I. Ao todo, são três trabalhos diferentes.
Miguel adianta que um dos colaboradores, o guaraense Zakeu Vitor, está confeccionando (para a entrada do Guará II) elementos que têm a ver com a cultura do Guará, e assim uma loba feita de sucata e materiais recicláveis fará parte do novo portal.
O novo monumento receberá o nome de ‘Lobas’, em homenagem a todas as mulheres que moram no Guará ou que na RA já viveram. A previsão de inauguração é ainda para este mês de dezembro.
Monumento orelha do lobo
Em fase final, o outro portal de ‘saída’, no Guará I, denominado Orelha do Lobo, ganhou as letras do Guará e obra do artista plástico guaraense Julimar Santos, que retrata uma foto original do arquivo público, mostrando os pioneiros em forma de mutirão construindo a nossa cidade. A reinauguração será também neste mês.
A parceria para revitalizar os espaços públicos do Guará rendeu também o monumento Sou mais Guará, e o memorial Clube de Regatas Guará, esse fica em frente à Administração do Guará.
Deixe uma resposta