Núcleo Bandeirante tem ao menos cinco pré-candidatos para deputado distrital

Nomes como o de Rogério Ban Ban, Hermeto, Dr. Vanusa, Ricardo Dantas e Danúbio figuram entre os postulantes a uma cadeira na Câmara Legislativa

POR AMARILDO CASTRO

Está bastante movimentado os bastidores das eleições 2022 no Núcleo Bandeirante, uma das cidades mais conhecidas do Distrito Federal devido à sua importância histórica. Por lá, até agora, pelo menos cinco lideranças locais já colocaram seus nomes no páreo para a disputa de uma vaga na Câmara Legislativa.

Além disso, há informação de que mais pessoas podem ainda entrar na briga. Mas por enquanto, os nomes que se destacam são o de Rogério Ban Ban (PSC), que foi escolhido pelo Grupo Eu Quero para representar a cidade, Hermeto (MDB), que tem a ‘máquina’ na mão por já ser deputado; Dr. Vanusa (União), que deve ganhar destaque tanto por ir na linha de representar as mulheres e o lado social, quanto por ter sido casada com o próprio Hermeto, o que não importa mais em nada, segundo ela mesma, mas não deixa de ser um aperitivo a mais para quem gosta de uma ‘pimentinha’ na política; o nome de Ricardo Dantas (Podemos), líder comunitário na região, e com trabalho voltado para  Educação,  ele ainda atuou como chefe da gabinete na Administração do Núcleo Bandeirante, onde diz ter feito um trabalho exemplar. A cidade ainda tem como pré-candidato a deputado o pioneiro Danúbio Martins (Solidariedade). Ele, inclusive faz forte articulação política pela criação da chapa Reguffe/Paula Belmonte, para a disputa do GDF.

Assim, a cidade começa a ‘desenhar’ os rumos das eleições para distrital em 2022, e muitas acreditam que terá de um a dois representantes da CLDF, e quem sabe até mais.

Rogério Ban Ban

Nos bastidores da política para o atual pleito chamam atenção desde 2021, quando o Grupo Eu Quero decidiu escolher na cidade para representá-lo e também visando uma representação ‘genuína’ na 10ª Zonal, o empresário Rogério Ban Ban. Ele teve o nome ‘aprovado’ pelo grupo no início deste ano e desde então, costuma divulgar suas bandeiras, entre elas, a melhoria na Saúde local, como o término da construção do Hospital Geriátrico, obra ainda inacabada, assim como apresentar durante a campanha eleitoral, que se iniciará no final do mês de agosto, proposta para transformar as Vilas Olímpicas do DF em centros de treinamentos, com implantação de creches no mesmo lugar. “São proposições que ainda serão amadurecidas e mostraremos os projetos detalhados mais à frente”, comenta.

Além das bandeiras que defende, Ban Ban, por ter o respaldo do Grupo Eu Quero, acredita ser o representante ‘mais legítimo’ para abraçar as causas comunitárias na região, um morador aos moldes tradicionais e que realmente vive as questões do dia a dia na 10ª Zonal, como costuma dizer.

Hermeto, em foto de Amarildo Castro

Hermeto

O atual ‘padrinho’ político do Núcleo Bandeirante e Candanga, Hermeto, tenta mostrar sua força, e trocou recentemente o administrador do Bandeirante, colocando no lugar de Adalberto Carvalho, o empresário Márcio Oliveira. O deputado busca trazer a seu favor a reforma da Feira do Núcleo Bandeirante e a reforma do antigo Clube Bandeirante, que agora atende às escolas em modelo híbrido de ensino. É aliado do governador Ibaneis Rocha (MDB), e por esse motivo, por ter influência no governo, muitos acreditam ser um forte concorrente para os demais.

(arquivo pessoal)

Ricardo Dantas

Não tão conhecido, mas com um bom trabalho na área de Educação, Professor Ricardo Dantas se apresenta como alternativa para quem busca de fato mudanças. Embora tenha participado da atual gestão, se distanciou de seus antigos padrinhos políticos porque acredita que a cidade precisa avançar mais e com maior destaque para a Educação, onde diz que ainda é preciso novas melhorias e que estará disposto a fazer isso caso chegue â Câmara. Também destaca a importância de uma Ouvidoria que de fato funciona. “É um canal muito importante, na minha passagem pela administração, fizemos isso com destaque, e assim, se eleito, pretendo incentivar o funcionamento adequado das ouvidorias nas RAs”.

(arquivo pessoal)

Dra Vanusa Lopes

Se até agora apresentamos os pré-candidatos homens, chegou a vez de mostrar quem é Vanusa Lopes. Advogada e servidora da Secretaria de Saúde, Dr. Vanusa, como é conhecida na região, tem um trabalho social muito forte e ligado ao esporte, além de defender os direitos das mulheres. Para esquentar a briga, o fato de ser ex-esposa de Hermeto chama atenção na concorrência. No entanto, ela diz que não gosta de ser lembrada por esse motivo, e que faz o seu próprio trabalho, sem qualquer vínculo com o passado político. O meu trabalho social nunca dependeu de uma condição de matrimônio, e sim de mim mesma, parcerias e das pessoas as quais busquei atender, então não há uma ligação política com minha vida pessoal (matrimonial), então, graças a Deus, tudo continua fluindo normalmente, sem esse vínculo do passado, e assim prefiro”, esclarece ao ser questionada se essa condição anterior a ajuda ou não.

(arquivo pessoal)

Danúbio Martins

Sempre ligado à política, o pioneiro Danúbio Martins já foi administrador do Núcleo Bandeirante e tem uma longa trajetória política na cidade. Para se ter uma ideia, em 2014 foi um dos responsáveis na região pela vitória de Rodrigo Rollemberg para o GDF. Mas pouco mais de um ano depois, acabou se desvinculando do grupo, mas não da política.

Atualmente, colocou seu nome à disposição de seu partido, o Solidariedade para concorrer ao cargo de deputado distrital. Faz articulações ainda pela formação da chapa Reguffe/Paula Belmonte na disputa pelo GDF. “Acredito sim nessa composição, e se ela vier, será o melhor para Brasília”, disse à reportagem do Blog do Amarildo.

Um nome a mais merece ser citado, mas que perdeu muita força na região é do agora ex-mandachuva da 10a Zonal, Roosevelt. Sem o controle das três ADMs na mão, mesmo com mandato na CLDF, viu seu apoio derreter na região.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*