Projeto é ‘tocado’ pela prefeitura local, com recursos oriundos, em especial de emendas parlamentares da época em que o atual mandatário do Executivo, Diego Sorgatto ainda era deputado estadual
POR AMARILDO CASTRO (COM ASSESSORIA/PREFEITURA DE LUZIÂNIA)
Continua sendo um sucesso o cadastro de pacientes para realização de cirurgias cirurgias eletivas e tratamento de varizes no Ginásio esportivo do bairro Estrela Dalva 2, em Luziânia-GO. A prefeitura local, por meio da empresa Mais Saúde, montou no local uma grande estrutura com mais de 140 profissionais, onde estão sendo realizados tratamentos imediatos de varizes e cadastro para as cirurgias de Hérnia, Colecistectomia laparoscópica, laqueadura e vasectomia, catarata e pterígio. A estrutura fica no local até o dia 17 deste mês de novembro, e a partir do dia 18, o atendimento para a ser feito no Hospital do Distrito do Jardim Ingá, onde serão feitas as cirurgias.
Embora o cadastro para os trabalhos foi previamente aberto para as unidades de saúde da cidade, com antecipação da chegada da estrutura no ginásio de Estrela Dalva, Bárbara Ana, coordenadora da Empresa Mais Saúde, responsável pelo projeto Opera Luziânia, explica que até a próxima quinta-feira, dia 17, as pessoas podem procurar a estrutura no ginásio que serão todas atendidas dentro das regras do projeto.
A estrutura montada no ginásio inclui, além de dezenas de profissionais, equipamentos que permitem ao paciente fazer todos os preparativos pré-operatório, que incluem exames e outros procedimentos específicos, ficando assim o paciente pronto para a realização da cirurgia requisitada para o procedimento a ser feito no Hospital do Jardim Ingá.
“Estamos aqui para atender, e está sendo um sucesso total. Trabalho mais simples, como o tratamento de varizes são feitos aqui mesmo, sem muita burocracia, e o paciente inclusive leva uma meia especial grátis que faz parte do tratamento, e as cirurgias mais complexas serão feitas no Hospital do Distrito do Ingá, já a partir da próxima semana, pois estaremos lá acompanhando também”, explica Bárbara, que veio da Bahia com sua equipe para atender a esse projeto após a empresa em que trabalha vencer a licitação para a execução desses trabalhos.
Entenda o projeto
O programa Opera Luziânia, lançado no final do mês de setembro, dará início ao cadastro dos pacientes para realização de cirurgias eletivas a partir desta segunda-feira (24/10). “Basta procurar uma de nossas unidades Básicas de Saúde, em Luziânia, no Jardim Ingá, ou na zona rural e fazer o cadastro”, disse o prefeito Diego Sorgatto em um vídeo postado nas redes sociais da Prefeitura onde explica o funcionamento do programa.
O secretário de Saúde, Gonçalo Henrique, explica que os pacientes serão cadastrados nas unidades de Saúde (UBSF) pelos responsáveis da enfermagem através de um aplicativo e que desta forma estarão aptos a passar pelas triagens e avaliações médicas para os procedimentos cirúrgicos. “Estamos cadastrando os pacientes que já fazem parte da fila existente no Hospital do Jardim Ingá e a partir de segunda iniciaremos o cadastro de novos pacientes nas unidades de Saúde”, explicou.
O programa é uma iniciativa da Prefeitura de Luziânia, que pretende realizar mais de 6 mil procedimentos cirúrgicos em um prazo de até 60 dias com o objetivo de zerar a fila de cirurgias no município.
A reportagem do Blog do Amarildo apurou que os recursos, na ordem de aproximadamente R$ 15 milhões, são maioria oriundos de emendas parlamentares da época em que o atual prefeito ainda era deputado estadual. “É um sonho essa realização, e quero que isso aconteça neste mandato ou no próximo, porque é um trabalho complexo, mas não vamos desistir”, teria dito Sorgatto à mídia à época em que ainda estava na Assembleia Legislativa de Goiás.
Os interessados devem procurar a unidade de Saúde mais próximo de sua casa, com documentos pessoais, cartão do Sus e comprovante de endereço.
Tipos de cirurgias que serão realizadas
Além de cirurgias eletivas e tratamento de varizes, serão realizadas ainda cirurgias de Hérnia, Colecistectomia laparoscópica, laqueadura e vasectomia, catarata e pterígio.
Deixe uma resposta