
- Instituto Arapoti entregou em 27 de março, no Teatro do Sesc, em Ceilândia, as homenagens a todos os vencedores da 40 edição da premiação de sustentabilidade
O Instituto Arapoti mais uma vez premiou as principais iniciativas de sustentabilidade em todo o Distrito Federal referentes ao ano 2024. A iniciativa chegou à sua 4a edição, e hoje o Prêmio Arapoti é conhecido no Distrito Federal como o “Oscar da Sustentabilidade”. O evento, reconhecido como o principal incentivo ao reconhecimento ambiental do Distrito Federal, tem como objetivo celebrar e premiar iniciativas sustentáveis implementadas por condomínios, escolas, empresas, instituições e cidadãos.
Dái Ribeiro, a organizadora, durante discurso no Teatro do Sesc, onde ocorreu a premiação em 27 de março de 2025

Com um crescimento exponencial nas edições anteriores – de 80 participantes em 2021 para mais de 450 em 2024 – o Prêmio Arapoti mantém todas as características glamourosas de uma premiação de alto nível: tapete vermelho, estatuetas exclusivas e muito brilho para destacar quem mais contribui com a sustentabilidade na região.

Dái Ribeiro, a organizadora, conta que para que o trabalho acontecesse, alguns parceiros (apoiadores), forma fundamentais mais uma vez, entre eles, destaque para o SLU, SESC, Supermercado Veredas, CMYK Comunicação Visual, Atividade FM, SEBRAE, Instituto Recicle a Vida, Sebraelab, Oeko e Matsuflora.
Entre os patrocinadores, estiveram o Aterro Ouro Verde, Ecopense, Legado Ambiental, Instituto Lixo Zero Brasil, Jardins Romero Melo, Ecofossa, Minha Amada Horta, Cooperpalmas, Sicoob DF Mil e Arbor Garden.

Na edição deste ano, as categorias que participaram foram: Resíduos, Água, Energia, Efluentes, Qualidade de Vida e Espaços Ecopedagógicos, além de premiações especiais para o Setor Público e Pessoas Físicas. O edital completo pode ser consultado no site oficial do instituto.
“Queremos não apenas reconhecer, mas também inspirar novas práticas sustentáveis. O Prêmio Arapoti é um catalisador para ideias inovadoras que beneficiam o meio ambiente e a sociedade”, afirmou Dái Ribeiro, Engenheira Ambiental e presidente do Instituto Arapoti. Ela ainda comandou o evento de premiação.
Foco do evento é a sustentabilidade

O evento contou com a presença de várias autoridades e liderança locais, como o presidente do Serviço de Limpeza Urbana do DF – SLU, Luiz Felipe Cardoso, que destacou ser uma honra participar do Prêmio Arapoti, e ter ficado muito honrado pela premiação na categoria ‘Excelência no Serviço Órgão Público’.
Quem elogiou a iniciativa também foi o secretário de Meio Ambiente do DF, Gutemberg Gomes: “É uma iniciativa muito importante, porque premia quem de fato cuida da vida e do meio ambiente”, citou.

O evento contou ainda com um desfile de moda, com modelos usando peças sustentáveis feitas ou por eles mesmos por parceiros ligados à sustentabilidade.
O evento contou ainda com a participação Roney Nemer, presidente do Instituto Brasília Ambiental; Kadmo Cortês, vice-presidente do Instituto Lixo Zero Brasil; Aramis Beltrami, assessor de Diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extenção Rural, EMATER-DF; Adriana Resende, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do DF, CREA-DF; Roberta Veloso Tartuce, da Rádio Atividade FM; Walisson do Nascimento, Subsecretário de Transportes do DF; Luciano Miguel, Subsecretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção do Animal do Distrito Federal, SEMA-DF; Marcelo Reis, gerente de Relacionamento Sicoob DF Mil; Cristiano Chedid, Fundador da Ecofossa; Rubens Matusunaga, proprietário da Matsuflora, entre outras lideranças e autoridades.

Vencedores por categorias
Categoria Hortas e Condomínios
Melhor Horta em Pequenos Espaços – Condomínio Gamaggiore
● Melhor Horta em Canteiros Horizontais – Condomínio Mansões Colorado
● Melhor Horta Comunitária para Bairros – Horta Comunitária do Guará
● Melhor Horta Temática – Condomínio Vivendas Friburgo
● Comissão de Sustentabilidade mais Engajada – Condomínio Jardim Europa
● Melhores Espaços Ecopedagógicos – Escola Cantinho do Girassol
● Maior Horta Comunitária – Horta Alto Mangueiral
Categoria Personalidade Sustentável do Ano
- Ellen Cristine da Recicle Arte Eco
Categoria Órgão Público Destaque em Sustentabilidade
1° SLU
2° CMB
3° CREAS Ceilândia
Categoria Água e Energia
● Melhor Sistema de Captação de Água da Chuva – Condomínio Olympique
● Melhor Sistema de Energia Solar – Embaixada da Suíça
Visite o site oficial www.institutoarapoti.com.br ou siga o @premioarapoti no Instagram.
Sobre o Instituto Arapoti
O Instituto Arapoti é uma entidade sem fins lucrativos, com sede no Guará I – DF, cuja missão é fomentar ideias sustentáveis que promovam valores socioambientais. Como referência nacional em práticas e conteúdos sustentáveis, conta com um time multidisciplinar composto por engenheiros ambientais,
arquitetos, advogados, pedagogos, engenheiros civis, agrônomos, entre outros
profissionais.
GALERIA DE FOTOS






























E-mail: institutoarapoti@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/premioarapoti
Link de fotos da 4° Edição do Prêmio Arapoti :
https://photos.app.goo.gl/v847tyRzcuTNP4WW8
Link com fotos das edições anteriores para divulgação:
3° Edição do Prêmio Arapoti :
https://drive.google.com/drive/folders/139w6Z_2IGCa57FIqC1r-jV-H3VoNsl5Z?usp
=drive_link
2° Edição do Prêmio Arapoti
https://drive.google.com/drive/folders/1AhvQxUmNE0gcAIJAsqrr7AsOaGvRpZvz?
usp=drive_link
1° Edição do Prêmio Arapoti
https://drive.google.com/drive/folders/1X28ZN4rPt6nkLAnF2ccPJtIe259TCx-P?usp
=drive_link
Vídeo de Melhores Momentos da 3° Edição do Prêmio Arapoti:
https://www.instagram.com/reel/C7XeW3WRbah/?utm_source=ig_web_copy_link&
igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Video dos Melhores Momentos da 2° Edição do Prêmio Arapoti
https://youtu.be/x0Iu7K-0Pns?si=358ulL-CKqwkNkH
Leave a Reply