- Prefeito reconhece que em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, como Valparaíso, demandas continuam, mas seu legado, como ele próprio diz, é modelo para toda a Região Metropolitana
POR AMARILDO CASTRO
O mandato ainda não chegou ao fim, mas se aproxima. E assim, o prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB) começa a avaliar tudo que foi possível fazer em quase oito anos de mandato, e diz, que está satisfeito porque com muita articulação política e trabalho, trouxe para a cidade o que nenhum outro prefeito até então foi capaz de trazer, mas reconhece que demandas continuam, até porque a cidade é muito grande e essas demandas vão surgindo de acordo com as necessidades da comunidade, como ele mesmo diz. Mesmo assim, acredita que sua gestão foi a de maior destaque que a cidade já teve desde sua emancipação política, que ocorreu em 1995.
Antes de ser prefeito, recordando ainda sua chegada em Valparaíso, quando ainda era criança e veio da região administrativa de Sobradinho, no DF, com seus pais, Sr. José Bezerra Lopes e Dona Maria Marluce Correa Lopes, Mossoró foi criado na cidade, e dela nunca mais arredou o pé.
Após concluir os estudos na própria cidade, trabalhar no comércio e mais tarde, já jovem ter sido vereador por dois mandatos, Pábio Mossoró foi eleito prefeito de Valparaíso em outubro de 2016, assumindo o cargo em janeiro do ano seguinte.
Ali começava a segunda parte da história de um dos políticos mais famosos da cidade (senão o mais).
Com um trabalho de articulação de destaque desde o primeiro mandato, tinha como aliada nos primeiros dois anos, a deputada Lêda Borges (PSDB), mas com uma forte personalidade, não pensou duas vezes em se desvincular da parceria quando percebeu que para ele não mais convinha manter a relação política de antes com Lêda, e assim o fez.
Acabou mais tarde vencendo a própria Lêda na disputa para a reeleição em 2020, Antes, já tinha se destacado na cidade com algumas obras e uma articulação política que poucos são capazes de executar.
Se aproximou do governador Caiado ainda no primeiro mandato, e assim, foi capaz de aproximar também o Governo de Goiás das cidades do Entorno do DF, até então tidas como esquecidas pelos governos anteriores.
Voltando ainda ao primeiro mandato, Mossoró se destacou em especial pela capacidade de articulação política em várias esferas. Fez uma forte parceira com o deputado Célio Silveira, que ainda estava no PSDB, mas veio a migrar para o MDB, do qual Pábio é filiado desde que se ‘separou’ de Lêda, e assim, sua história política começa a se desenhar na construção da sua própria ‘marca’.
Se no seu primeiro mandato as questões políticas estiveram como fatores de muita relevância, no segundo mandato, Mossoró focou em trazer obras de maior impacto para a cidade. Não se sabe se tudo que está em andamento será concluído ainda em sua gestão. Mas obras como os viadutos, um sobre a BR 040 e dois nas suas marginais assim que forem concluídos terão um forte impacto na vida dos moradores que utilizam a via.
Segundo mandato voltado para obras
Se em seu primeiro mandato o prefeito Pábio Mossoró teve que se dedicar muito tempo às ‘construções’ políticas (ou mesmo desfazer de algumas antigas parcerias, no segundo mandato, a proposta foi diferente e ele teve mais tempo para pensar e fazer pela cidade, como ele próprio disse à reportagem. “Estou muito feliz por fazer parte desse momento da cidade, dessa construção, das obras que estão acontecendo, porque é fruto de muito trabalho e dicação minha e de minha equipe, e assim, Valparaíso avança a cada dia”, relatou.
O mandatário diz respeito às obras em andamento, como os novos viadutos sobre a BR 040 (dois deles sobre a linha férrea, os dois complexos esportivos que foram construídos na cidade, um recém entregue no Jardim Oriente, além do outro construído há mais tempo no bairro Jardim Céu Azul, Mossoró cita investimentos na Saúde, como o Centro de Atendimento Especializado aos Hipertensos e Diabéticos, além de outros investimentos, como a Casa Lar, também recém entregue no Bairro Anhanguera, e no mesmo bairro, uma grande obra de infraestrutura no valor de R$ 60 milhões.
Dedicação para ajudar a eleger Vinícius prefeito
Prestes a concluir seu segundo mandato, busca deixar prontas todas as obras em andamento, além da dedicação no cargo de prefeito, Mossoró tem uma missão já em andamento desde o início do ano, que é ajudar a eleger o candidato a prefeito Marcus Vinícius (MDB), uma espécie de pupilo do grupo.
Após uma longa amizade entre ambos, que surgiu desde os tempos que eram vereadores na Câmara, na gestão 2013/2016, Mossoró levou Vinícius para ocupar primeiramente o cargo de secretário de Governo, e posteriormente secretário de Infraestrutura de Valparaíso, um dos postos mais importantes dentro da prefeitura. Assim, após essa parceria, Mossoró viu em Vinícius o nome certo para dar continuidade ao seu trabalho, que inclui gente de sua confiança para manter a cidade no ‘padrão Mossoró’ de gestão e serviços.
Deixe uma resposta