
- Evento, que foi organizado pela Secretaria de Comunicação do Executivo local não foi ‘bem visto’ por parte dos representantes da imprensa que atua na cidade, alguns jornalistas boicotaram ida ao chamado Workshop da Comunicação
POR AMARILDO CASTRO
Um convite enviado a alguns profissionais de imprensa e comunicadores, entitulado como ‘Workshop Comunicação na Era Digital’, evento que foi realizado na Escola de Governo, no bairro Rio Branco, em Valparaíso de Goiás deu o que falar nesta sexta-feira, dia 14 na cidade. Isso porque o que parecia ser o primeiro ‘encontro’ oficial do prefeito local, Marcus Vinícius (MDB), com a imprensa que atua na cidade, não foi, e na prática, o evento, de acordo com alguns relatos feitos por jornalistas teria sido uma espécie de ação para justificar suposto contrato com empresas prestadoras de serviços no ramo de palestras, e precisaria de público para comprovar ‘entrega do serviço’.
Mais tarde, nos bastidores, o Blog do Amarildo apurou que o secretário de Comunicação local, Amaraury Santana, teria dito a um jornalista participante, após questionado, que as palestras não seriam pagas pela prefeitura.
Na prática, um grupo de jornalistas se aderiu ao evento, enquanto outro, ao contrário de outras épocas onde todos participavam, decidiram não irem porque consideraram uma espécie de ‘ganha tempo da Secretaria de Comunicação’, enquanto não traz para a cidade um projeto que possa atender melhor à imprensa local e estabelecer algum tipo de parceria para divulgação das ações da prefeitura, especialmente a chamada ‘mídia institucional’, algo comum nas prefeituras de Goiás que de fato, valorizam a imprensa.
“Querem nos ensinar a trabalhar em era digital, e nós já fazemos isso há dez anos. O que precisamos é de parceria de recursos para que as mídias possam funcionar, café a gente toma em casa!”
Diretor de um portal local, que preferiu o anonimato, criticando o evento
O evento, onde maioria esperava pela presença do atual prefeito, Marcus Vinícius, teve a representação de sua mãe, Dr. Márcia, para responder pelo mandatário. “Ele precisa da imprensa, do apoio de vocês, então estou aqui para dizer que vocês são importantes para ele”, disse, mas sem convencer muitos presentes devido a ausência do prefeito no evento.
Ao fim, o secretário de Comunicação de Valparaíso-GO, Amaury Santana, disse que que toda a imprensa é importante para o Executivo, e que vai agendar um espaço de tempo todas as semanas para que Vinícius receba a imprensa local.
Maioria cobra por mídia institucional antes mesmo de palestras
Porém, o que maioria cobra por horas não é tempo para ‘sentar’ semanalmente com o prefeito, e sim algum tipo de parceria por divulgação das ações do Executivo, a chamada mídia institucional, o que não é feito desde julho de 2024. Muitos profissionais reclamam que para trabalhar, é necessário condições, porque até um simples deslocamento, envolve diferentes custos, assim como qualquer portal, jornal, ou TV tem seus custos de manutenção diária, e há quase nove meses, no caso do Executivo, não há nenhum tipo de subsídio a esses profissionais.
Alguns criticaram ainda que o governo local, com esse tipo de evento realizado nesta sexta-feira, dia 14, busca ganhar tempo enquanto as coisas não acontecem de fato. “Onde está a licitação da prefeitura com uma agência de publicidade, esse trabalho está sendo feito?”, questionou um outro jornalista nos bastidores.
Outra crítica feita por alguns presentes sobre a palestra é a própria crítica de um palestrante falando que o jornalismo aos moldes tradicionais não traz mais efeito. “Como alguém que nunca trabalhou na imprensa e só faz palestras tem capacidade para falar isso?”, questionou um jornalista presente.
E para completar, o Legislativo também está inerte a essa questão há quase um ano e meio, deixando a mídia de Valparaíso em situação ruim até para falar das demandas locais. Mas o grupo que criticou o evento promete resistir e continuar atuando cada dia mais forte em benefícios dos moradores.
Leave a Reply