Começa a revitalização da passagem subterrânea no Lúcio Costa, no Guará

Em parceria com o DER/DF, 70 grafiteiros do DF e de outros estados do país vão embelezar as paredes da travessia

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou, na última segunda-feira (20), uma série de serviços para a conservação da obra de arte especial localizada na Estrada Parque Taguatinga (DF-085), no trecho que liga o Bairro Lúcio Costa à QI 8 do Guará.

A equipe de operários do órgão iniciou os serviços com a limpeza de toda a passagem de 150 metros de extensão por cinco metros de largura, seguido da pintura de piso e paredes.

O local receberá também 12 lixeiras novas, terá o sistema de drenagem desobstruído e passará pela troca de 20 luminárias. Essas melhorias serão concluídas até o dia 30 deste mês.

Local ganha pintura nova, revitalização completa, e no próximo fim de semana, receberá arte com apoio de 70 grafiteiros do DF e Goiás

Arte nas paredes

Está previsto, para o próximo sábado (25) e domingo (26), entre 8h e 18h, o trabalho conjunto que reunirá aproximadamente 70 grafiteiros de diversos pontos do Distrito Federal e também de Goiânia (GO), Anápolis (GO) e de Belo Horizonte (MG), que trarão vida e beleza às paredes da passagem subterrânea através da arte.

Para a execução do serviço, o DER/DF – órgão responsável pela passagem-, doou 15 latas de tinta de 18 litros.

“Vamos repaginar este trecho junto com a comunidade para proporcionar a melhoria estrutural e visual, e para conservar esta passagem subterrânea tão importante para a população regional”, explicou o superintendente de operações do DER, Murilo de Melo Santos. De acordo com Santos, em todo o serviço estão sendo investidos cerca de R$ 10 mil.

As manifestações artísticas e culturais serão realizadas pelos 30 grafiteiros que compõe o coletivo candango Graffiti da Capital, por dezenas de outros artistas do DF e de outros estados, e do projeto social Guarda-Roupas Solidário. A ação conta com o apoio da Associação dos Moradores do Lúcio Costa (Ampluc) e do Projeto Escola do Rock.

O artista Ranuk (Thiago Henrique Azevedo, de 37 anos), idealizador do Graffiti da Capital, exaltou a união entre poder público e a população. “Depois que enviei um ofício para realizar o trabalho artístico, fomos convidados pelo DER para uma reunião. Aí ficou definida essa parceria que nos deixou empolgados para realizar essa ação”, comentou.

Projeto guarda-roupas solidário

Pelas mãos do jornalista e morador do Lúcio Costa, Marco Aurélio dos Santos, de 50 anos, nasceu, há pouco mais de três anos, o projeto social Guarda-Roupa Solidário, que instala armários em locais públicos para a doação de agasalhos, livros, alimentos e até eletrodomésticos, para que pessoas em situação de vulnerabilidade possam pegar gratuitamente.

“As prateleiras nunca ficam vazias, ali são doadas desde peças de roupa, eletrodomésticos e até cestas básicas que ajudam aqueles que precisam. Nós precisamos mudar o meio em que vivemos, e foi com esse intuito que procuramos a ajuda do DER. Somos muito gratos pelo apoio e parceria”, concluiu Marco Aurélio.

Na contramão dessa atitude solidária, que conta com a participação da população local, vândalos destruíram três armários de madeiras que haviam sido instalados anteriormente na passagem do Lúcio Costa. Ao tomar conhecimento do fato, o DER/DF fabricou duas estantes de ferro que serão doados para apoiar o projeto.

Fotos e texto: colaboração/Assessoria de Imprensa do DER

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*