
Levantamento encomendado pela SVB mostra que 74% da população concorda, em algum grau, com a possibilidade de parar de consumir carne. |
Além disso, o estudo revela que 22% dos entrevistados já tiveram a intenção de parar de comer carne em algum momento. Um dado ainda mais expressivo mostra que 74% da população concorda, em algum grau, com a possibilidade de parar de consumir carne em prol da própria saúde. Outras razões também aparecem como relevantes na decisão de eliminar o consumo de carne: 43% dos entrevistados consideraram o meio ambiente um fator determinante, enquanto 42% mencionam a causa animal. O veganismo está em ascensão globalmente. De 2004 a 2019, a população vegana triplicou nos EUA. Em janeiro de 2024, 1,8 milhão de pessoas no mundo desejaram adotar um estilo de vida vegano através da campanha Veganuary. Na Europa, 3,4% da população é vegana, e no Canadá, 10% dos adultos já aderiram. Na Índia, 11% da população é vegana (1). Esses dados refletem uma tendência global de maior adesão ao veganismo, o que também se alinha com os resultados obtidos no Brasil. De acordo com a Vegan Society, o veganismo é um movimento em que seus adeptos excluem, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo. “Uma pesquisa confirma que há uma crescente conscientização sobre o impacto da alimentação na saúde, no meio ambiente e no respeito aos animais. É animador ver que 74% dos brasileiros consideram a possibilidade de reduzir ou eliminar o consumo de carne”, afirma Mônica Buava, presidente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Perfil da amostra A pesquisa teve abrangência nacional, contou com 2.006 entrevistas e reuniu brasileiros com 16 anos ou mais em diferentes regiões do país. A maioria dos entrevistados (53%) era do sexo feminino, e 61% se declararam pretos ou pardos. Contexto e complementação A nova pesquisa do Datafolha complementa um estudo anterior realizado pelo Ibope Inteligência, também encomendado pela SVB. Em 2018, essa pesquisa apontou que 14% da população brasileira se identificava como vegetariana. Os dados reforçam uma crescente conscientização sobre o consumo de produtos de origem animal e indicam tendências de mudança nos hábitos alimentares dos brasileiros. Sobre o SVB Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços veganos. Link para material de apoio: https://saudenoseuprato.com.br/estudos-e-pesquisas/ Fonte: (1) fundação mundial animal |
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