Pesquisa inédita aponta para percepção de profissionais de saúde e alimentação plant-based

  • Estudo destaca a visão dos nutricionistas e indica desafios e oportunidades no mercado saudável

A Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) em parceria com a SaudaBe Group, promove a pesquisa intitulada Plant Based em Foco. O estudo visa destacar a perspectiva dos nutricionistas sobre os protocolos e alternativas plant based, proporcionando uma visão única sobre a avaliação atual desses profissionais e suas expectativas para o setor.

A parceria entre a SVB e a SaudaBe  reflete o compromisso conjunto de promover uma alimentação vegana como escolha ética, saudável e sustentável, impulsionando o setor de saúde e nutrição no Brasil.

A pesquisa, realizada com a participação de 230 profissionais da saúde, a maioria na região sudeste (83%), com especialização predominante em nutrição clínica, esportiva e/ou funcional (78%), revelou importantes insights sobre a percepção dos nutricionistas em relação à alimentação plant based.

Dentre os principais destaques, mais de 50% dos profissionais recomendam refeições plant based, evidenciando uma tendência crescente de interesse por parte dos pacientes e dos profissionais de saúde em diminuir o consumo de produtos de origem animal, aumentando a ingestão de produtos de origem vegetal.

“A busca pela alimentação à base de vegetais vem crescendo em todos os setores da sociedade. É importante que os profissionais de saúde estejam atentos a isso. A pesquisa aponta para um reconhecimento desses profissionais quanto aos benefícios de uma alimentação 100% baseada em vegetais”, afirma Ricardo Laurino, vice-presidente da SVB.

A pesquisa também revelou que, em uma escala de 1 a 5, nutricionistas deram nota 3 para a qualidade de sabores dos produtos industrializados, apontando que as opções do mercado estão acima da média em qualidade. A fundadora da SaudaBe, Bruna Pavão, ressalta que, nos últimos anos, além da alimentação totalmente baseada em legumes, verduras, frutas, grãos, castanhas e cereais assimilando essa tendência, o mercado também passou a oferecer opções de carnes e bebidas vegetais. “Embora haja uma variedade de marcas com produtos saborosos, há espaço para o desenvolvimento de opções mais acessíveis e atrativas para os consumidores”, diz Bruna.

As bebidas vegetais, alimentos prontos e análogos foram apontados como os mais interessantes pelos nutricionistas, indicando oportunidades de crescimento na indústria. A pesquisa também destacou a importância do ponto de venda físico, embora as lojas online estejam crescendo significativamente.

Sustentabilidade e nutrição foram identificados como pontos positivos na pesquisa, representando uma vitória para os profissionais de saúde. A crescente demanda de público alvo aponta que o mercado oferece amplas possibilidades para a indústria disponível a investir na variedade, qualidade e acesso aos produtos.

Para Bruna Pavão, “o estudo visa democratizar o acesso à informação de qualidade para todos os profissionais que atuam no mercado de saudabilidade, permitindo que tomem decisões embasadas em fatos e dados, aumentando sua segurança e assertividade.”

A pesquisa “Plant Based em Foco” destaca a importância da colaboração entre empresas e organizações comprometidas com a promoção de escolhas alimentares conscientes e saudáveis, impulsionando o setor para um futuro mais sustentável e equilibrado.

SVB – Valle da Mídia 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*