População do Centro-Oeste é a que mais mora de aluguel no país, indica pesquisa inédita do QuintoAndar

Censo QuintoAndar de Moradia aponta também que casa própria e estabilidade financeira são prioridades para os moradores da região

Confira aqui o levantamento completo.  

Os habitantes do Centro-Oeste são os que mais moram em imóveis alugados em comparação com as demais regiões brasileiras, aponta o Censo QuintoAndar de Moradia. O estudo inédito, realizado em parceria com o Instituto Datafolha, indica que, na região, 65% da população é dona de sua própria moradia – o menor percentual do país, sendo 55% com imóveis já quitados e 10% financiados.

A casa própria e a estabilidade financeira se mostraram prioridades para os moradores do Centro-Oeste (ambas com 9.7, em uma escala de 0 a 10). A nota média para a profissão, entretanto, fica um pouco acima (9.8). Depois aparecem  plano de saúde e constituição de família (ambos com 9.3), negócio próprio (9.0) e ter filhos (7.8). Em comparação com as demais regiões, a nota média para casar (6.7) é a mais baixa e, em compensação, ter uma religião (9.3) e um carro (9.0) registram a nota média mais elevada. 

“Os dados do Centro-Oeste reforçam que o cenário é de oportunidade para a corretagem, considerando a rotatividade natural do segmento de aluguel, somado ao fato da população sonhar com a casa própria. Aqui, identificamos uma significativa oportunidade de expansão”, afirma o gerente de Dados do QuintoAndar, Thiago Reis.

Para 95% dos entrevistados da região, a casa é o local favorito e é onde 66% passam a maior parte do tempo – menor índice do país (o maior é no Sudeste: 78%). Seguindo a tendência das demais regiões, o quarto é o cômodo favorito dos moradores da região.

Ao avaliar o tipo de imóvel mais disponibilizado no Centro-Oeste, o Censo QuintoAndar de Moradia identificou que as casas se destacam, com 86% – sendo 80% delas em ruas abertas e 6% condomínios/vilas – menor índice do país. Por outro lado, 14% das pessoas vivem em apartamentos. A idade média das residências é de 19 anos, a menor do país ao lado da região Norte. 

A configuração mais comum são imóveis com dois quartos (45%). Além disso, 78% dispõem de quintal ou área externa e 75% têm área de serviço.  Por outro lado, apenas 6% possuem escritório para  home office, demanda crescente em meio à pandemia, apesar da região apresentar o menor percentual de pessoas que passaram a trabalhar remotamente (21%). 

O amor e o espaço cedido aos animais de estimação entre os moradores é grande e tem o maior percentual do país, com 73% das pessoas com pets, sendo os cachorros os maiores companheiros (61%), seguido pelos gatos (20%) e pássaros/aves (2%).

Metodologia da pesquisa 
O Censo QuintoAndar de Moradia traz informações sobre o mercado residencial no Brasil, a caracterização do domicílio, além de hábitos, anseios e desejos dos brasileiros. Ao todo, foram realizadas 3.186 entrevistas com a população brasileira, com idade a partir de 21 anos, em todas as cinco regiões do país (Sudeste, Sul, Norte, Nordeste e Centro-Oeste). Há, ainda, uma amostra representativa das regiões metropolitanas de Rio, São Paulo e Belo Horizonte e dos macropolos da Baixada Santista e de Ribeirão Preto. A pesquisa foi feita por meio de entrevistas pessoais em pontos de fluxo populacional entre os dias 11 e 21 de outubro de 2021 e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra. Na região Centro-Oeste, foram feitas 168 entrevistas.

Sobre o QuintoAndar 
O Grupo QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina e oferece uma experiência direta, simples e transparente para quem busca um lugar para morar e para quem tem uma casa para alugar ou vender. A plataforma permite a busca de imóveis por meio de fotos de alta qualidade, marcação de visitas e fechamento do aluguel ou da compra online, sem burocracia. Os inquilinos alugam com facilidade, e os compradores têm maior transparência ao longo de toda a transação. Os proprietários estão cobertos pela Proteção QuintoAndar, que assegura o recebimento em dia do valor do aluguel, independentemente do pagamento pelo inquilino e cobre indenizações de até R$50 mil por danos causados ao imóvel ao fim do contrato. Para imobiliárias, a empresa oferece um portfólio de serviços com soluções de crédito e financiamento, garantia locatícia e geração de demanda. A companhia tem atualmente mais de 150 mil contratos e R$ 80 bilhões em ativos sob administração e opera em mais de 50 cidades no Brasil, além da Argentina, Equador, Panamá, Peru e México por meio das operações do grupo Navent, adquirido em dezembro de 2021. Para saber mais sobre o QuintoAndar, acesse nossa central de imprensa.

Colaboração da imobiliária Quintao Andar, com foto de Amarildo Castro (foto de Goiânia, ilustrativa)

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*