Pré-vestibular: professora aponta as vantagens de estudar utilizando estratégias efetivas

  • Para Dayane Alemar, fundadora da Salinha, uma abordagem estratégica tem o poder de maximizar as chances de aprovação nos mais concorridos processos seletivos

Na jornada rumo aos vestibulares, compreender a distinção entre estudar muito e estudar com estratégia surge como um diferencial decisivo. A simples acumulação de horas de estudo cede espaço para uma abordagem mais inteligente, alinhada às particularidades de cada aluno e às exigências específicas de cada prova. 

Priorizando a eficácia sobre a quantidade de aulas

Um dos equívocos comuns entre os estudantes que se preparam para o vestibular é a crença de que assistir a um grande número de aulas é a chave para o sucesso. No entanto, de acordo com a Professora Dayane Alemar, fundadora da Salinha, um curso preparatório pré-vestibular com uma trajetória de sucesso e expertise comprovada, a qualidade do estudo é mais determinante do que a quantidade de horas dedicadas. “Em cursos pré-vestibulares, é crucial priorizar aulas objetivas, focadas nos conteúdos que efetivamente serão cobrados no exame”, revela.

O tempo de treino e fixação do conteúdo apresentado desempenha um papel crucial no processo de aprendizado. “Apenas assistir a aulas pode resultar em uma compreensão superficial dos temas. Portanto, os cursos devem proporcionar um ambiente que estimule a aplicação do conhecimento adquirido, contribuindo para uma aprendizagem mais sólida”, pontua.

Cada aluno é único

Para a especialista, entender que não há uma abordagem única de estudo que sirva para todos os alunos é fundamental. “Cada estudante possui características individuais que influenciam sua forma de aprender. Por isso, oferecer um atendimento personalizado, com testes representacionais e comportamentais, é uma prática essencial para direcionar cada aluno na escolha da melhor estratégia de estudo”, declara.

Segundo Dayane, o primeiro passo para essa personalização é compreender os objetivos do aluno. “Traçar um perfil comportamental e representacional permite que o curso adapte suas metodologias, promovendo um ensino mais eficaz e alinhado com as necessidades de cada estudante”, relata.

Estudo pré-vestibular e ensino médio: conciliando responsabilidades

Alunos que desejam realizar um curso pré-vestibular antes mesmo de concluir o ensino médio enfrentam alguns desafios específicos. “A sobrecarga de matérias pode resultar em uma jornada dupla, prejudicando o desempenho tanto no curso quanto na escola. Nesse contexto, é crucial estabelecer prioridades e buscar uma orientação adequada”, alerta.

A professora acredita que um curso pré-vestibular deve orientar os alunos na escolha de matérias específicas e mais relevantes para o vestibular desejado. “Essa abordagem permite uma preparação mais direcionada, conciliando as obrigações escolares com as demandas do curso preparatório”, pontua.

Considerando as particularidades de cada prova

A fundadora da Salinha revela que cada curso e universidade apresentam características próprias em seus processos seletivos. “O foco do curso preparatório deve ser alinhado aos requisitos específicos da instituição desejada. Por exemplo, se a meta é ingressar em uma universidade federal por meio do ENEM, é necessário compreender quais matérias possuem maior peso nesse exame e adaptar a preparação de acordo com esse planejamento”, declara.

Divisão de tempo, monitoramento e resolução de dúvidas

A gestão eficiente do tempo também é um ponto crucial para o sucesso nos vestibulares. “Uma divisão adequada entre as matérias e a quantificação do rendimento nos estudos possibilitam o estabelecimento de prioridades. Cursos que oferecem plataformas para realização de exercícios, por exemplo, facilitam a avaliação do desempenho dos alunos em cada disciplina, promovendo um direcionamento de estudos mais eficaz. Ao monitorar o progresso do estudante, é possível garantir que todos os passos sejam seguidos corretamente”, relata.

Dayane acredita que o monitoramento de dúvidas, com a participação ativa dos professores na resolução de exercícios, é fundamental para o aprimoramento do raciocínio dos estudantes. “Mesmo aqueles que acertaram todas as questões podem se beneficiar desse processo, compreendendo o raciocínio correto por trás de cada resolução. Ao adotar uma abordagem estratégica, os estudantes maximizam seu potencial e aumentam suas chances de aprovação nos processos seletivos das mais diversas universidades”, finaliza.

Sobre a Salinha de Dayane Alemar

A Salinha de Dayane Alemar é mais do que um simples curso pré-vestibular. Com uma trajetória de sucesso e expertise comprovada, o curso preparatório está pronto para transformar o futuro dos alunos, prepará-los para brilhar nos vestibulares e conquistar seu sonho de aprovação mais rápido do que em métodos tradicionais.

A equipe conta com professores que, além de altamente qualificados, são apaixonados pelo que fazem e estão comprometidos em ajudar os alunos a conquistarem seus objetivos, proporcionando uma educação de excelência e uma experiência de aprendizado inspiradora.

Para mais informações, acesse as redes sociais em @profdayanealemar.

Sobre Dayane Alemar

Dayane Alemar é professora de Química e fundadora do pré-vestibular Salinha Dayane Alemar, mais que um pré-vestibular, que se destaca pelo número de aprovações e a velocidade que os alunos conseguem conquistar a tão sonhada aprovação.

A Salinha Dayane Alemar já conquistou quase 1.200 aprovações só no curso de medicina nos últimos 6 anos, além de uma comunidade de mais 70.000 seguidores no Instagram onde compartilha a sua metodologia única. Após trabalhar durante anos em escolas e pré-vestibulares tradicionais, entendeu a importância de desenvolver uma metodologia que diminuísse o tempo para a conquista da aprovação.

Com essa metodologia inovadora e única transforma completamente não apenas a performance dos alunos mas também os seus resultados através de uma estratégia certa para cada objetivo.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*