Prefeitura de Anápolis inaugura nesta terça-feira, 9, o Hospital Municipal Alfredo Abrahão

Local funcionará como urgência e emergência para ortopedia, traumas e queimaduras, e de modo ambulatorial para consultas e cirurgias eletivas. A unidade substitui o HM Jamel Cecílio

TEXTO/PREFEITURA DE ANÁPOLIS, COM FOTO DE SAMUEL SOUSA

A partir desta terça-feira, dia 9 de novembro, Anápolis passa a viver uma nova fase na saúde pública com a inauguração do Hospital Municipal Alfredo Abrahão. Serão 75 leitos, sendo 10 de UTI e três centros cirúrgicos para atendimentos de urgência e emergência em ortopedia, traumatologia e cirurgias, além da realização de consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas em várias especialidades.

São mais de 3 mil metros quadrados de área construída em uma estrutura moderna e com qualidade. O hospital passa a ser referência em cirurgias de urgência e emergência e também eletivas, com estimativa inicial de 200 cirurgias por mês. Na parte ambulatorial, a previsão é de mais de cinco mil consultas por mês. Estes atendimentos serão feitos via regulação municipal.

O projeto do novo hospital surgiu com a reestruturação da saúde em novembro de 2018, quando o então Cais Progresso foi desativado – devido às questões estruturais e sanitárias. Mesmo durante a pandemia da Covid-19, a obra seguiu em frente e está pronta para atender toda a população de Anápolis. Uma parte do hospital foi utilizada, inclusive, para ampliação dos leitos municipais de UTI no enfrentamento à pandemia.

A inauguração desta unidade resolve de vez o problema das condições precárias do antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio, cujas instalações foram condenadas pela Vigilância Sanitária.

Para funcionamento pleno e emergencial, foi feito o credenciamento de Organização Social para a gestão do hospital, a exemplo da UPA Pediátrica, considerada referência no setor e que contou, para sua inauguração, com o mesmo formato de licitação e contratação.

Além da inauguração do Alfredo Abrahão, outras ações estão sendo preparadas para que a saúde pública do município avance ainda mais. Estão em andamento a reformulação de toda a atenção básica e da UPA Vila Esperança, assim como o projeto do novo Cais Mulher, do Hospital Geriátrico, com leitos de longa permanência, do Centro de Internação e do Centro de Diagnósticos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*