Prefeitura de Nova Aurora realiza nesta sexta-feira, 25, mutirão educativo contra a dengue

Sempre na última sexta-feira de cada mês, Prefeitura de Nova Aurora e órgãos parceiros ou associados faz um mutirão contra a dengue (Foto: Prefeitura de Nova Aurora)

Trabalhos contarão com a participação de órgãos do Executivo e ação busca eliminar quaisquer possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti

POR AMARILDO CASTRO

Como vem fazendo na última sexta-feira de cada mês, a Prefeitura Municipal de Nova Aurora Goiás, cidade localizada ao Sudeste de Goiás, faz mais um mutirão contra a dengue. A ação será realizada amanhã, a partir das 7h30 e vai até às 11h. O trabalho será comandado pelo Departamento de Endemias, apoiado pelo prefeito Júnior Pimenta (MDB) e Secretaria de Saúde, que tem à frente Odilon Borges. Recebe ainda o apoio de outros órgãos, como Vigilância Sanitária, Fiscalização de Postura, Gerência de Meio Ambiente, além do pessoal especializado em promover campanha educativa contra a dengue e parlamentares da cidade. Dessa vez, os bairros atendidos serão a Vila Mutirão, Vila Catulino e Setor Nova Vida. A concentração será no pátio da prefeitura, a partir das 7h.

A ação será acompanhada de perto pelo prefeito local, Júnior Pimenta, o Marreco (foto de Amarildo Castro)

De acordo com a gerente de Endemias da prefeitura local, Regiane Paulo Borges,  na ação desta sexta-feira o Executivo local irá distribuiremos sacos de lixo e fará orientação às famílias nos locais onde o trabalho será realizado. Ela explica que em Nova Aurora, a prefeitura vem se antecipando ao combate para fazer sua parte e evitar que o mosquito Aedes Aegypti se reproduza em bairros.

Desde o início do período chuvoso, mutirões realizados pela prefeitura local já retiraram vários caminhões de entulho e ajudou a limpar quintais na cidade, além de eliminar pontos de acúmulo de água (Foto: prefeitura local)

Ao Blog do Amarildo, o secretário de Saúde da cidade, Odilon Borges explicou que há uma grande preocupação do Executivo local em manter a cidade limpa e fora das estatísticas da dengue, que acomete hoje de forma alarmante centenas de cidades.

Ele diz que sempre na última sexta-feira de cada mês a prefeitura faz mutirões, e já recolheu muitos caminhões de lixo e entulho na cidade, assim busca orientar a população sobre o risco de deixar o quintal e outros locais sem os devidos cuidados.

“Nosso foco nesse momento é orientar as pessoas e pedir a colaboração de cada uma delas para essa questão dos cuidados frente à dengue, porque a gente não tem como olhar o quintal ou a caixa d`água de cada residência, então, mantenham o quintal limpo, evitem recipientes que acumulem água e deixem as caixas d`água sempre bem cobertas, assim, cada um estará dando sua contribuição contra a dengue”, explicou Odilon.

Ele ainda disse que o Executivo local vem detectando qualquer possibilidade de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, como caixa de gordura destampada ou com tampa quebrada, esgoto a céu aberto, fossas com buracos e mesmo abertas, casas abandonadas ou sem uso, residências com acúmulo de lixo e falta de limpeza adequada, calhas com acúmulo de água, entre outros possíveis focos da reprodução do Aedes Aegypti.

A gerente de Endemias da Prefeitura de Nova Aurora, Regiane Paulo Borges explica que dessa vez o Executivo vai distribuir sacos de lixo e fará orientação às famílias

O prefeito local, Júnior Pimenta, o Marreco (MDB), informa que o Executivo vem fazendo outras ações contra a dengue, como fumacê e limpeza geral de quintais onde há algum problema detectado pela prefeitura, além dos mutirões contra a dengue e outras ações do tipo.

ABAIXO, VÍDEO DE UMA DAS AÇÕES DA PREFEITURA DE NOVA AURORA

Ação preventiva feita pelo Executivo de Nova Aurora no início deste ano, em vídeo enviado pela Gerência de Endemias

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*