Prefeitura de Valparaíso inaugura creche com 200 vagas

Pábio Mossoró, mandatário do Executivo local entregou obra na tarde desta quinta-feira (30) destacando parcerias e valorização da educação na cidade

Por Amarildo Castro – A tarde no segmento educacional em Valparaíso de Goiás nesta quinta-feira (30) foi de muita alegria para os moradores do bairro Jardim Oriente. O local ganhou uma nova creche para crianças de até 5 anos. A capacidade de atendimento é para 200 alunos em dois turnos. As inscrições para as vagas devem começar no próximo mês de agosto e as aulas iniciarão somente quando o governo estadual e local permitirem a volta dos alunos às aulas de forma presencial. Como meio de homenagear a pioneira e mãe do prefeito Pábio Mossoró (MDB), dona Maria Marluce, a Secretaria de Educação indicou o nome de dona Maria para compor a nomenclatura do novo estabelecimento de ensino infantil, assim, a creche levará o nome da pioneira, já falecida.

Na pratica, a obra chamará Centro Municipal de Ensino Infantil Maria Marluce Correia Lopes (CMEI). Agora aguarda apenas o retorno das aulas presenciais para dar início às atividades.

A inauguração contou com a presença de lideranças de peso, como o deputado Célio Silveira e a secetária Desenvolvimento Social de Goiás, Lúcia Vânia

Com protocolos de cuidados ao coronavírus, o Executivo local optou por uma inauguração aos moldes tradicionais, com a presença de algumas autoridades, lideranças e moradores, reunindo autoridades de peso, como o deputado federal Célio Silveira (PSDB), a secretária de Desenvolvimento Social de Goiás, Lúcia Vânia, que representou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM); o presidente da Câmara Municipal de Valparaíso, vereador Zé Antônio (MDB), secretários de Governo Municipal; vereadores, lideranças e moradores.

Pelo seu legado de valorização a Valparaíso, Lúcia Vânia foi homenageada pela Secretaria de Educação de Valparáiso

Como a obra estava parada desde 2013, o tema rendeu alguns comentários durante a inauguração, mas ao contrário de outras épocas, maioria preferiu elogiar a iniciativa de cada um e todos evitaram críticas, incluindo o próprio prefeito Mossoró, que amenizou o tempo de espera para a entrega da obra, que chegou a quase 8 anos. “Na área de educação, tudo o que for feito, seja lá quem teve iniciativa, será sempre bem-vindo pela comunidade, não estamos aqui para criticar quem começou e não conseguiu terminar, e sim para dar a nossa contribuição com essa inauguração”, resumiu.

Deputado Célio Silveira: luta no FNDE para liberar verba para continuação da obra

O prefeito lembrou de sua parceria com o deputado Célio Silveira para que a obra pudesse retornar. “Foram inúmeras visitas a Brasília para convencer o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em ‘destravar’ a obra, mas a insistência valeu a pena”, comemorou Pábio.

O prefeito Pábio Mossoró lembrou que outras três novas creches serão entregues na cidade, uma já na próxima semana

Em sua fala, Mossoró acrescentou que outras novas creches serão entregues na cidade já a partir da próxima semana.

Já Célio citou que vê com muita alegria a inauguração da nova creche. “O prefeito está de parabéns por essa inauguração em tempos de desafios com a crise coronavírus, será uma obra que vai ser muito útil para a comunidade de Valparaíso”, disse.

Vereador Zê Antônio (de azul escuro) disse que Legislativo fez sua parte

O presidente da Câmara de Valparaíso, vereador Zé Antônio citou que o Legislativo há muito também dá sua contribuição para a Educação. “Lá atrás, quando a Câmara aprovou a destinação dessa área para a obra fez seu papel que uma Casa de Leis séria precisa fazer, e por isso essa obra foi possível”, comentou.

Creche vai atender aluno de até cinco anos

Nomeada diretora da nova creche, Gilvânia Mendes dos Reis disse que as inscrições para o CMEI devem começar em agosto, mas sem uma data definida. As idades para os alunos vai até os 5 anos. Não haverá turno integral, e sim dois turnos, matutino e vespertino.

Gilvânia Mendes dos Reis será a primeira diretora da nova cheche

Homenagens

Durante a inauguração, a Secretaria de Educação fez algumas homenagens a lideranças do segmento educacional pela contribuição com o desenvolvimento do Município de Valparaíso, especialmente na área de educação e contribuição para a nova obra.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*