
Nova Veneza terá uma Procuradoria Especial da Mulher, que visa ampliar a rede de proteção às mulheres, recebendo e encaminhando denúncias de violência e discriminação. A deputada Rosângela Rezende participa da instalação.
Nesta terça-feira, 9, a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a deputada Rosângela Rezende (Agir), vai inaugurar no início da noite, às 19h, juntamente com a vereadora Sara Maria, a Procuradoria Especial da Mulher na Câmara Municipal de Nova Veneza, também com o objetivo de acolher mulheres vítimas de violência, prestando assistência e dando respaldo. Esta é a segunda Procuradoria aberta no estado, a primeira foi instalada na cidade de Formosa.
Na ocasião da implantação da Procuradoria da Mulher na Alego, em março deste ano, a deputada Rosângela Rezende (Agir), afirmou que ela marcava uma conquista histórica para Goiás e elogiou o presidente Bruno Peixoto pela iniciativa. “Agora ela começa a dar frutos e vai se fortalecendo através da criação de novas procuradorias que surgem como elo em todo o arcabouço legal”, comentou a deputada em entrevista à equipe da Agência de Notícias.
Durante a entrevista, a deputada explicou que com a instalação da Procuradoria da Mulher em Nova Veneza, o que se pretende é acender uma chama no outro, para que todos se responsabilizem, pois já é sabido que a violência é cultural, institucionalizada e patriarcal. A sociedade também precisa se envolver e se responsabilizar, uma vez que isso implica numa construção que deve ser de todos.
A parlamentar assegurou que “a ideia é que a gente avance na garantia dos direitos da mulher, em especial, na redução do feminicídio e da violência. A procuradoria cumpre o papel de estabelecer o elo entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário – para que seja possível compor, denunciar, acolher, somar, juntamente com essa rede de proteção. Então parabenizo a vereadora Sara Maria que vai instalar a procuradoria da mulher na Câmara de Vereadores em Nova Veneza e, ainda, me coloco à disposição para receber as vereadoras de todo o estado que queiram abraçar essa causa ”.
Além disso, “a mulher empoderada tem condições de estudar, produzir, desenvolver e fazer prosperar o nosso estado, sendo uma importante força motriz para o nosso estado. O futuro pode ser mais seguro, através de uma mulher mais empoderada e livre da violência”, finalizou.
Na Alego
Em março, a deputada Rosângela Rezende (Agir) foi empossada como Procuradora Especial da Mulher contando com as procuradoras adjuntas, com as quais contará para alternar essa função nos próximos quatro anos: as deputadas Bia de Lima (PT), Vívian Naves (Progressistas) e Dra. Zeli (Solidariedade). Na ocasião, ainda foram empossadas a Secretária de Assistência Social, primeira-dama de Goiânia, Thelma Cruz, e a Secretária de Projetos Especiais da Assembleia Legislativa, Dra. Cristina.
Dentre as atividades realizadas pela Procuradoria da Mulher na Alego, destaca-se a recepção e o encaminhamento de denúncias de violência contra a mulher para as autoridades competentes. Além disso, a procuradoria promove ações de conscientização e capacitação para combater a violência e a discriminação contra as mulheres, realiza pesquisas e estudos sobre a participação das mulheres na política e a igualdade de gênero, propõe a criação de projetos de lei e políticas públicas voltadas para a promoção dos direitos das mulheres, e oferece apoio e orientação jurídica e psicológica para mulheres vítimas de violência e discriminação.
A Procuradoria da Mulher também atua em parceria com outras instituições e organizações da sociedade civil para ampliar o alcance de suas ações e promover a conscientização da população sobre a importância da igualdade de gênero e da luta pelos direitos das mulheres.
Agência Assembleia de Notícias
Leave a Reply