Professores criam solução educacional para impulsionar o desempenho de alunos no Enem e vestibulares

Professores e fundadores da Dissecando Educação Divulgação

O cenário educacional brasileiro enfrenta um desafio contínuo: ampliar o acesso de jovens ao ensino superior. Em um país onde apenas 25% dos jovens entre 18 e 24 anos têm acesso à universidade, segundo dados do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a preparação direcionada e eficiente é uma grande aposta para superar barreiras estruturais e acadêmicas. O Dissecando Educação, criado pelos professores Rodrigo Basílio e Pedro Parada, se apresenta como uma solução estratégica para escolas privadas que buscam potencializar o desempenho de seus alunos nos principais vestibulares do país, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Apoio estruturado para escolas e educadores
A longa experiência da sala de aula em colégios particulares e públicos fez com que a dupla de educadores percebesse uma lacuna na preparação pré-vestibular: os alunos estudam com afinco as disciplinas curriculares, mas têm dificuldades para compreender o método de avaliação e as especificidades de cada prova. Assim nasce a primeira trilha de conteúdo do Dissecando, em 2017, pensada para engajar e chamar atenção para os pesos diferentes em cada área de conhecimento, contribuindo com o desempenho dos estudantes.

As trilhas educacionais oferecidas destacam a importância de estratégias de prova, metodologias de estudo e compreensão dos critérios de avaliação, como a Teoria de Resposta ao Item (TRI), utilizada no Enem. O Dissecando Educação atua em parceria com as escolas, fornecendo atividades complementares que fortalecem o tripé educacional formado por estudante, família e instituição de ensino.

Com atuação em 15 instituições de ensino na Grande São Paulo e mais de mil alunos atendidos desde 2017, o Dissecando Educação se consolidou como um parceiro estratégico para gestores educacionais que buscam inovação e excelência na preparação para o ensino superior. O programa adapta suas metodologias conforme as demandas de cada escola, oferecendo soluções flexíveis e alinhadas às necessidades pedagógicas contemporâneas.


Impacto ampliado com envolvimento familiar
“A nossa proximidade com os estudantes e instituições de ensino nos fez perceber que os pais, com rotinas atribuladas, não conseguem compreender a totalidade da jornada de estudos dos filhos que estão prestes a ingressar no ensino superior. O Dissecando em Família propõe um alinhamento entre a dedicação e preparação do aluno e a postura dos pais nesse processo que pode ser conturbado e cansativo. É uma forma de melhorar o suporte familiar e fortalecer o tripé educativo – estudante, família e escola”, destaca Parada.


Metodologias baseadas em dados e resultados
A equipe do Dissecando Educação trabalha com análises das provas para identificar padrões e temas recorrentes. Por exemplo, em Ciências Humanas, a análise mostra que Questões Agrárias e Meio Ambiente têm alta recorrência em Geografia. Já em Ciências da Natureza, tópicos como Ecologia e Fisiologia Humana são fundamentais. Essas informações são integradas ao conteúdo para tornar o aprendizado mais eficiente e relevante para os exames.

“O Dissecando é sobre métodos de estudos, estratégias de provas, engajamento dos alunos e da família. Nosso objetivo é atuar como parceiros das escolas com atividades complementares à agenda curricular e, como não nos detemos em nenhuma disciplina específica, abrimos um espaço de troca com os alunos, estimulando-os a pensarem sobre seu futuro”, afirma Basílio.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*