- A iniciativa em parceria com o Instituto Procomum, tem como objetivo promover formação gratuita, fortalecer redes de colaboração e o desenvolvimento comunitário
O programa Cais de Oportunidades, resultado da parceria entre a Hidrovias do Brasil e o Instituto Procomum, concluiu o ciclo de formação em Empreendedorismo (Gestão Financeira), Culinária e Marketing oferecido aos ambulantes responsáveis pela comercialização de alimentos no Porto de Santos. A cerimônia de encerramento será realizada no próximo sábado, 13, na sede do Instituto Procomum, em Vila Nova, na cidade de Santos.
A iniciativa teve início em agosto deste ano e totalizou 80 horas de formação, com aulas teóricas, práticas e mentorias, voltadas à profissionalização dos ambulantes de alimentos. O diferencial do programa esteve na integração entre o conteúdo técnico e o suporte social, proporcionando desenvolvimento integral aos participantes.
Durante os módulos, os participantes trabalharam temas que vão desde a manipulação de alimentos e vigilância sanitária, até a diversificação de cardápios – com um resgate à cultura caiçara – além de técnicas de comunicação e estratégia de vendas. No módulo de finanças, por exemplo, foi identificada e trabalhada uma dor latente: a dificuldade em separar as finanças pessoais do negócio, tema que recebeu atenção especial ao longo da trilha formativa.
Com o público majoritariamente feminino, o Cais de Oportunidades se destacou pela implementação de ações voltadas à permanência dos participantes do programa, como a disponibilização de espaço dedicado ao cuidado infantil e a oferta de bolsa no valor de R$ 500,00 mensais, destinada a contribuir com despesas relacionadas à participação no programa, garantindo a frequência acima de 70%.
No espaço dedicado às crianças, foram oferecidas alimentação saudável, atividades físicas e acompanhamento especializado, incluindo suporte para crianças neuro divergentes diagnosticadas com autismo. Camila Sullaine Araújo Ramos Andrade, ambulante de batatas e churros no Porto de Santos, conta que o programa transformou sua vida. “O curso me ensinou tudo, do manuseio à precificação, e eu aprendi a valorizar o meu material, o meu produto. Ele mudou tudo na minha vida, e hoje eu sou outra pessoa. Meu sonho, agora é empreender cada vez mais e empregar mais pessoas”.
“O curso empoderou mulheres, que assumiram o papel de empreendedoras e passaram a se ver como potência”, afirma Lua Cassoni, assistente social que acompanhou as alunas durante o programa. “É muito interessante acompanhar o processo de amadurecimento e o lugar competitivo passou a ser colaborativo. A partir de agora, elas olham para o coletivo com mais carinho. O empreendedorismo às vezes é solitário e com a formação de grupos elas podem se ajudar”, explica Lua.
Alinhado aos compromissos públicos de sustentabilidade da Hidrovias, o Cais de Oportunidades contribui com o desenvolvimento humano e socioeconômico do entorno de suas operações, trazendo ferramentas que possibilitam o incremento de geração de renda, maior autonomia e conhecimentos fundamentais para atuação desses empreendedores. “O programa não apenas ofereceu formação técnica aos ambulantes, como também estabeleceu um novo paradigma de cuidado e desenvolvimento comunitário na região da Bacia do Mercado e arredores. Esse diferencial impacta positivamente toda a comunidade local criando uma cadeia de bons negócios”, afirma Érika Pardini, gerente de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Hidrovias do Brasil.
Para Emanuelly Abade, produtora do Instituto Procomum e coordenadora do Cais de Oportunidades, ressalta que a metodologia aplicada profissionaliza o trabalho dos ambulantes. “O projeto ajudou as participantes a se enxergarem como negócios, algo que não acontecia antes. Elas aprenderam a separar as finanças pessoais das finanças do negócio e a economizar para investir tanto no negócio quanto em suas famílias”, afirma.
“Os participantes formaram um grupo que, apesar das diferenças entre si, conseguiu se escutar, se respeitar e permanecer unido para fazer este projeto acontecer da melhor forma possível”, acrescenta Lux Machado, analista de produção do Instituto Procomum e analista pedagógica do Cais de Oportunidades.
Além da entrega dos certificados e aventais bordados, o encerramento contará com seminário prático, onde os participantes demonstrarão conhecimentos em ficha técnica, cálculo de insumos e segurança alimentar.
Sobre a Hidrovias do Brasil
A Hidrovias do Brasil (HBSA) é uma empresa de logística multimodal pautada por uma visão de longo prazo e que conecta a América Latina aos mercados globais. A Companhia presta serviços em corredores estratégicos da América do Sul, movimentando cargas por rios e terminais portuários. Conta com três operações: Corredor Norte, Corredor Sul e a Operação em Santos. Pelo Corredor Norte, transporta 7,2 milhões de toneladas anuais dos grãos que vêm do Centro-Oeste e passam pela hidrovia do Rio Tapajós, entre Itaituba e Barcarena (PA). No Corredor Sul, movimenta pela hidrovia Paraguai-Paraná quase 6 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, fertilizantes e celulose. Em Santos, no maior porto do Hemisfério Sul, movimenta sal e fertilizantes, com capacidade anual de até 2,5 milhões de toneladas.
Empresa integrante do Grupo Ultra, a Hidrovias do Brasil defende a multimodalidade como forma de otimizar fluxos logísticos e reduzir o impacto ambiental, além de promover a excelência para a logística nacional. Em 15 anos de atuação, a HBSA consolidou-se como referência no transporte hidroviário de cargas, dentro de um elevado padrão de governança corporativa e sustentabilidade, que a levou a fazer seu IPO no Brasil em 2020, sendo listada no Novo Mercado da B3 e passando a integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) em 2024. Mais informações:www.hbsa.com.br.
Sobre o Instituto Procomum
Organização da sociedade civil, fundada em 2016, que oferece suporte à ação coletiva e à valorização dos conhecimentos e capacidades locais por meio de metodologias de ativação de redes. Investe na criatividade e na potência das comunidades em rede para a construção de soluções para problemas sociais, espaços cívicos diversos e alternativas econômicas.
Também atua nos segmentos de arte e cultura, cuidado e enfrentamento da crise climática. Já desenvolveu 35 laboratórios de inovação cidadã no Brasil e na América Latina, facilitou mais de 200 oficinas, apoiou mais de 625 iniciativas de impacto social e desenvolveu mais de 10 publicações abertas. Mais informações em: www.procomum.org