Programa Empregado Aprendiz da Caesb investe na qualificação de estudantes

Companhia promove experiência profissional de jovens 

“Estou tendo uma experiência surreal. Não esperava isso tudo!” Essa foi a declaração do estudante do 2º ano do Ensino Médio, Eliomar Henrique Miranda Pontes, o Henrique, sobre a sua participação no Programa Empregado Aprendiz da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).  

O Emprego Aprendiz é um programa técnico-profissional para jovens de 14 a 22 anos que engloba atividades teóricas e práticas, e promove a cidadania e a inserção no mercado de trabalho. Os estudantes precisam estar matriculados e frequentando a escola em cursos regulares do ensino público fundamental ou médio, ou ter concluído o Ensino Médio.  Os jovens trabalham presencialmente na Caesb três dias da semana – segunda a quarta-feira. No restante dos dias, os participantes têm aulas teóricas no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Henrique trabalha na Ouvidoria da Caesb e relata que começou o Programa Empregado Aprendiz há 4 meses. “Eu participo de todas as atividades da área, não só preencho formulários, mas ajudo em tudo o que precisar. Estou fazendo curso de programador e sinto que meu trabalho é reconhecido, tenho o respeito dos meus colegas”, orgulha-se o jovem de 16 anos.  

Do outro lado, o gerente de Inteligência Competitiva da Caesb, Jefferson Lucas R. da Silva, responsável pelo programa do Henrique, diz que é um privilégio acolher o estudante. “Desde que o Henrique chegou aqui, decidimos que não delegaríamos apenas tarefas triviais e maçantes, mas que proporcionaríamos um ambiente em que ele pudesse iniciar sua carreira profissional e evoluir como pessoa. Aqui ele não é o garoto que preenche planilhas, mas é realmente um aprendiz”, declara Jefferson da Silva. Segundo ele, o estudante participa de reuniões de alinhamento da equipe, de encontros externos, auxilia a equipe de atendimento prestando o suporte no que for solicitado e acolhendo o cliente de forma cortês.  

Além disso, ele é incentivado a realizar cursos que o ajudarão em momentos futuros. “Em quatro meses, o Henrique já conquistou cinco certificados e cada um deles é comemorado como uma vitória alcançada. Vemos no Henrique uma pessoa excepcional que se tornará em um profissional com potencial competitivo em diversas áreas”, comemora o gerente.  

Caesb investe em responsabilidade social 

Atualmente, 65 jovens em situação de vulnerabilidade ou risco social participam do programa. Na última seleção pública do Empregado Aprendiz, que aconteceu em 2020, o Programa teve 1.721 inscritos. Entre os anos de 2013 e 2021, 629 estudantes participaram da oportunidade.   

Por ano, a Caesb investe cerca de R$ 1 milhão nos aprendizes e na qualificação técnico-profissional deles. Para aproveitar o investimento, e como forma de reconhecer o desempenho de cada aprendiz, 30% das vagas de estágio de nível médio foram reservadas para estudantes egressos do programa, continuando assim, o trabalho que vem sendo desenvolvido. Em alguns casos, a criança participou do Projeto Golfinho, com boas notas chegou ao Empregado Aprendiz e agora tem a chance de seguir como estagiário de nível médio. Isso traz resultados para Companhia, com os aprendizes mais assíduos e dedicados nas tarefas diárias. 

Para o gerente de Planejamento de Pessoal e Carreiras da Caesb, área responsável pelo Programa, Carlos Alberto dos Santos, o Empregado Aprendiz vai muito além de uma obrigação legal das empresas, revela-se uma excelente experiência para ambos os interessados. “Para os jovens, o programa é a porta de entrada para o mercado de trabalho, uma vez que o estudante vivencia a experiência profissional, tão exigida nas vagas de emprego formal. Por sua vez, a empresa desfruta, em suas equipes, de colaboradores com disposição para aprender e compartilhar novos conhecimentos, a um custo mais baixo”, defende o gerente.  

Crédito da foto: Cristiano Carvalho (Caesb)   

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*