Projeto Brasília 60+1 celebra aniversário do Jardim Botânico com sessões de cinema gratuitas

Programação contará com debate sobre sustentabilidade e economia criativa

Para celebrar os 17 anos da região administrativa Jardim Botânico, o projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” leva a magia da sétima arte ao Centro de Práticas Sustentáveis, a partir deste sábado (04/09). A programação do aniversário traz também debate sobre sustentabilidade com a bióloga Shirley N. Hauff e com o presidente do Instituto Latino América, Atanagildo Brandolt.

Na ocasião, o público poderá conferir, a partir das 19h, a animação paraense de curta-metragem “A Onda – Festa na pororoca”, de Cássio Tavernad, e o documentário Memória viva / Eco-historia do Planalto Central, de Atanagildo Brandolt. A pipoca e o algodão doce estão liberados.

Para a celebração, o projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” se juntou ao Movimento Comunitário dos Moradores do Jardim Botânico, que também comemora 6 anos de criação e preparou uma programação especial. Ao longo do dia, serão oferecidas oficinas de separação de resíduos, compostagem, costura, apresentação do Coral do projeto Ativar Longevidade, além do tradicional bolo de aniversário.

De acordo com o secretário-executivo do MCJB, Ilton de Queiroz Júnior, hoje, o Jardim Botânico é considerado uma das comunidades mais organizadas do DF, mas que também sofre com a carência de equipamentos públicos. “Somos uma comunidade organizada e tranquila, mas que está preocupada com a falta de equipamentos públicos. Esse ano a gente conseguiu uma Unidade Básica de Saúde que está funcionando no Mangueiral, mas que mal consegue atender essa comunidade”, pondera.

Marieta Severo em Pequenas Histórias 2, um dos destaques da mostra

O projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” é realizado pelo Instituto Latinoamerica, com recursos do Fundo Nacional da Cultura, da Secretaria Especial de Cultura. Até o final do ano, a iniciativa levará 192 sessões gratuitas de cinema a 32 regiões administrativas do DF.

Jardim Botânico – A Região Administrativa do Jardim Botânico surgiu inicialmente em 1999 como Setor Habitacional Jardim Botânico, criado pelo Decreto 20.881, em áreas então pertencentes a São Sebastião. A criação se deu em 01 de setembro de 2004, pela Lei 3.435. Em dezembro de 2019, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 19/2019 foi aprovado no Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal e Mangueiral, Tororó, Barreiros, Itaipu, São Bartolomeu,  Altiplano Leste e o Parque Ecológico do Jardim Botânico de Brasília se integraram à RA XXVII do Jardim Botânico na nova poligonal apresentada pelo GDF. O Jardim Botânico passou a ser a 4ª região em extensão territorial. 

Serviço:
Brasília 60+1 – Aniversário Jardim Botânico
Quando: 04 e 05/09. Sábado e domingo, a partir das 19h
Onde: 04/09 – Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico – Jardins Mangueiral | 05/09 – Associação Amigos do Jardim Mangueiral – SHMA QC 14, Jardins Mangueiral
Entrada Franca

Programação Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema:

“A Onda – Festa na pororoca” (animação | PA), direção de Cássio Tavernad

Memória viva / Eco-historia do Planalto Central, de Atanagildo Brandolt,

Programação completa do aniversário: https://www.mcjb.org.br/portal/noticias/jb-completa-17-anos-e-mcjb-6-anos-de-muita-dedicacao-e-uniao-comunitaria/

Fotos: Divulgação/Cinema Brasileiro

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*