De setembro a dezembro, em Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural e Taguatinga, os Centros de Convivência vão pulsar cultura, alegria e memória. Serão semanas nas quais a literatura irá se misturar às cantigas populares e a imaginação vai costurar novas formas de estar no mundo. Em cada região, como toda ciranda que se abre em roda, o projeto vai se despedir com espetáculos literários onde os participantes se tornam protagonistas da cena.
Mais que um projeto cultural, Cirandas e Histórias na Terra das Memórias é um manifesto contra o silêncio e o isolamento. No coração da vida, o tempo é um grande bordado. Os fios se entrelaçam em lembranças, cantigas e afetos que moldam quem somos. Quando chegam os anos mais vividos, é comum que alguns desses fios pareçam se soltar — os amigos que se vão, os encontros que rareiam, as memórias que às vezes se dispersam no vento — , mas a vida insiste em florir, e a memória, quando cultivada, renasce em novas cores e sentidos.

Segundo Simone Carneiro, do Grupo Paepalanthus, o projeto Cirandas e Histórias na Terra das Memórias nasce para que pessoas idosas do Distrito Federal transformem lembranças em poesia, bordem seus afetos em narrativas e redescubram a alegria de compartilhar histórias.
“Cirandas e Histórias na Terra das Memórias é a celebração da velhice como etapa plena da vida, digna de respeito, escuta e valorização, é a lembrança de que o tempo não apaga, ele transforma”, diz. “Cada memória, quando compartilhada, se torna raiz e flor, terra fértil para que novas histórias nasçam”, completa Simone.
Ciranda de Vozes – Mais do que oficinas, o projeto é uma ciranda de vozes, na qual cada palavra dita ou ouvida se torna remédio contra o esquecimento, um gesto de afeto, uma centelha de vida.
Estudos já mostraram que a contação de histórias, as rodas de conversa, a leitura e as artes manuais ajudam a manter viva a mente e o coração. Cada encontro do projeto será espaço de partilha e cuidado: narrativas orais, versos criados e recitados, livros artesanais, bordados que contam histórias, costuras que unem gerações.
Fica o convite para que você que chegou ao grupo dos 60+ participe, gire a ciranda que entrelaça gerações, guardando o ontem e iluminando o amanhã.
Ciranda e Histórias na Terra das Memórias é realizado pelo Instituto Cultural Casa de Autores em parceria com o Grupo Paepalanthus com o fomento do Ministério da Cultura (MinC).
CRONOGRAMA:
BRAZLÂNDIA: 22/09 a 20/10 – CECON – segundas e quartas-feiras
CEILÂNDIA: 22/10 a 01/12 – CECON Sul – segundas e quartas-feiras
CRUZEIRO: 01/10 a 17/12 – Associação de Idosos Paz e Amor – quartas e quintas-feiras
ESTRUTURAL: 25/09 a 18/12 – CECON – quintas-feiras
TAGUATINGA: 23/09 a 09/12 – CECON Mozart – terças-feiras