Quadrilheiros juninos recebem homenagem na Câmara de Valparaíso

Cerimônia foi marcada por versos de cordel e muita música

Na última quinta-feira (15), uma cerimônia na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás homenageou quadrilheiros juninos da região. A proposição da homenagem foi do vereador Alceu Gomes (PL) e a sessão contou com a presença de representantes de grupos de festa junina, além do prefeito Pábio Mossoró (MDB) e outros membros da casa.

A noite começou animada com o vereador Jorge Recife (PDT) apresentando diversas canções populares à voz e violão. Logo, foram convocados, por meio de versos de cordel, os grupos juninos a serem homenageados. Eram eles: Os Banguelas, de Valparaíso; Se Bobiá A Gente Pimba, de Samambaia; Pau Melado, de Samambaia; Rasga o Fole, de Valparaíso; Sanfona Lascada, de Ceilândia; e Trupica Mas Não Cai, de Valparaíso.

Dos seis grupos homenageados, três foram formados em Valparaíso

Foram chamados para compor a mesa dos trabalhos da cerimônia o prefeito Pábio Mossoró; os representantes dos grupos homenageados; o presidente nacional da Confederação das Quadrilhas Juninas do Brasil, Hamilton Tatu; o presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do DF e Entorno, Márcio Nunes; o vereador Jorge Recife; o secretário de Cultura, Ricardo Viana; a secretária de Educação, Rudilene Nobre; e o senador Izalci Lucas (PSDB) que participou de forma remota.

A cerimônia foi marcada por homenagens póstumas ao precursor da quadrilha junina em Valparaíso, Pedro Lacerda de Souza, falecido em maio. E não tinha como ser diferente, nesse mesmo dia, Tio Pedro, como era conhecido, faria 65 anos. A filha Cristiane Lacerda e a neta Maria Fernanda receberam a homenagem emocionadas. “Para mim é muito importante”, afirma Maria Fernanda. “É como carregar o legado dele, eu me senti muito acolhida por receber essa grande responsabilidade”, declara.

Em todas as falas da noite se destacou o papel social e cultural dos grupos de festa junina. “A homenagem é para deixar viva a chama do movimento junino”, explica o vereador Alceu Gomes. “Como não estamos tendo festa junina, tivemos essa iniciativa de homenagear esses guerreiros que continuam essa tradição mesmo com a pandemia”, diz.

Pábio Mossoró lembrou da luta pelos espaços culturais da cidade desde os tempos de vereador e afirmou que Valparaíso é um celeiro de talentos.  “Temos de criar o maior São João do Entorno”, disse ao declarar que, no segundo semestre de 2022, um grande festival de quadrilhas juninas será realizado durante o aniversário da cidade. Também expressou o desejo de inaugurar um espaço público que homenageie o nome de Pedro Lacerda de Souza.

Para o presidente nacional da Confederação das Quadrilhas Juninas do Brasil, Hamilton Tatu, presente na mesa de trabalhos, são necessárias mais políticas públicas de incentivo que visem os grupos quadrilheiros.  Afirmou também que o movimento junino precisa reencontrar o seu público. “Acredito que no ano de 2022, ao invés de vir com a competição, temos que trazer novamente os festivais, fazer com que as quadrilhas juninas dancem nas suas cidades, bairros e escolas para atrair os jovens que veem ali uma opção para sair de casa”, enfatiza.

Colaboração texto e fotos: Junio Silva

Quadrilheiros juninos assistem a cerimônia
Membros da mesa de trabalhos durante a discursaram sobre o papel social e cultural do movimento junino
Prefeito Pábio Mossoró defendeu a importância de espaços culturais na cidade
O vereador Jorge Recife animou a noite com músicas e versos
Maria Fernanda, neta de Pedro Lacerda de Souza, recebe a homenagem póstuma ao precursor da quadrilha junina em Valparaíso que faria 65 anos nesse mesmo dia
“Temos de criar o maior São João do Entorno”, declarou o prefeito Pábio Mossoró
Maria Eduarda, a noiva do grupo Pau Melado, e o pai, Hamilton Tatu
O ator local, João Calmoni, posa ao lado de representantes do grupo Rasga o Fole
Membros do grupo Se Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia
Membros do grupo junino Pau Melado, de Samambaia

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*