Quão cansado é estar muito cansado ao volante?

Sidnei Canhedo é biólogo e gestor da Optalert, empresa australiana, líder mundial na tecnologia de controle de fadigas 2

*por Sidnei Canhedo

Enquanto para uns férias é tempo de puro descanso, para outros, é momento de enfrentar longas horas pelas desafiadoras estradas brasileiras. Em meio a essa quebra de rotina é comum sentir-se lento mesmo depois de uma boa noite de sono. Além disso, sem terem conhecimento, diversas pessoas sofrem de insônia ou apneia.

Há muitas maneiras pelas quais a nossa saúde e segurança podem ser comprometidas, seja por insuficiência ou por má qualidade na arte de dormir. Os efeitos desse quadro, quando misturados ao volante, podem ser trágicos. 

De acordo com recentes dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, os acidentes de trânsito resultam na morte de aproximadamente 1,19 milhão de pessoas em todo o mundo a cada ano, e deixam entre 20 e 50 milhões de pessoas com lesões não fatais. 

Parte significativa desse impressionante drama é provocado por sonolência, cansaço e fadiga, um trio que embora seja usado, erroneamente, de forma intercambiável, elas são bem distintas.   

Cansaço

É um sintoma físico ou mental que está diretamente relacionado ao esforço realizado ao longo do dia. É aquela sensação de desconforto sentida ao realizar uma atividade física muito intensa. É algo pontual. 

Fadiga

é um sintoma médico de um desgaste que pode ser físico ou mental e que vai além do simples cansaço. A pessoa acaba não tendo energia para realizar suas atividades corriqueiras, sentindo uma imensa necessidade de repousar ou com sintomas como dores de cabeça, por exemplo.

Sonolência

É um estado perigoso logo antes do início do sono, em que o corpo está realmente lutando para permanecer acordado. Estar nessa fase ao volante, na qual a sua concentração e tempos de reação são severamente afetados, pode ter consequências mortais.

Como saber se está cansado demais para dirigir?

Se a pessoa dirige longas distâncias para o trabalho – ela compreende que a maneira como ela se sente no início de uma viagem em comparação com o final (ou mesmo ao longo do caminho) pode mudar drasticamente. Portanto, mesmo que ela esteja se sentindo bem no início, logo poderá se sentir cansada e entrar em uma zona de risco ao volante. 

Hora do dia: o perigo de conduzir a noite

Dirigir em horários em que o corpo está naturalmente programado para dormir é uma luta contra o relógio natural de seu corpo. Os trabalhadores que cumprem turnos noturnos são especialmente suscetíveis a sentir-se sonolentos no trabalho e até mesmo durante as viagens de ida ou volta à empresa. 

Qualidade do sono da noite anterior

Todos nós já passamos por uma noite quase insuportável de pouco sono. Os principais estudos relacionados à quantidade mínima que o corpo precisa para se recompor apontam para um mínimo de 6 horas, sendo o ideal entre 7 e 8 por noite. Se a pessoa dormiu menos de 6 horas ela deve, prudentemente, evitar o volante. 

Se o percurso for o de um trajeto de longa distância no dia seguinte, a recomendação é preparar a casa na noite anterior, formando um ambiente propício para uma ótima noite de sono, além de evitar refeições pesadas e o consumo de bebidas alcoólicas.

As chamadas ‘dívidas’ de sono são reais! 

E antes que a pessoa perceba, ela acumulou diversas horas em débito. Infelizmente, estudos recentes concluem que não há uma receita eficaz para repor esse déficit e nem há a garantia de que uma hora não dormida pode ser matematicamente compensada. O fato é que as dívidas de sono se acumulam e as ‘cobranças’ podem aparecer justamente quando a pessoa estiver ao volante.  

Longos percursos e rotas frequentes são gatilhos de fadiga 

Longos trechos de estrada podem se tornar chatos e monótonos, e se não houver nada que prenda ativamente sua atenção, como outros carros, pessoas, ciclistas e semáforos, a fadiga se apresentará!

Da mesma forma, rotas frequentes, percorridas diariamente, podem deixar a pessoa excessivamente confortável, sem que se envolva ativamente com o que está ao seu redor, atraindo a sonolência ao motorista. 

Batalha perdida

Ao contrário do que muita gente pensa, não há como lutar contra o sono, não importa quantas xícaras de café a pessoa possa beber, quão alto aumente o volume do rádio ou quantas janelas do carro estarão abertas. Eventualmente, o sono vencerá!

Mas como identificar o risco ao volante?

A verdade é que, muitas vezes, somos incapazes de determinar com precisão o quão cansados estamos, não apenas por não conseguirmos identificar os sintomas mas também por uma certa autonegação e teimosia irresponsáveis. 

No intuito de proteger vidas, indústrias e governos caminham para tirar essa decisão do autodiagnóstico das mãos dos próprios motoristas e estão apostando em tecnologias de monitoramento de sonolência e fadiga, com sistemas cada vez mais avançados. 

A mais eficaz delas está aplicada a um óculos sem fio capaz de medir o movimento das pálpebras de um motorista a uma taxa extraordinária de 500 vezes por segundo, coletando dados que são automaticamente processados em um software que tem como referência a escala de sono australiana chamada de JDS. Ela gera em tempo real uma nota entre 1 a 10 de risco ou alto de um micro sono ou acidente de sonolência associado. O sistema é utilizado em caminhões de mineradoras em um ambiente fechado e controlado. 

Mas para carros de passeio, ônibus e caminhões que circulam em locais abertos e em longas distâncias, as câmeras de monitoramento também apresentam bons resultados de eficiência, tanto que este ano todos os veículos novos na União Europeia já estão, obrigatoriamente, saindo de fábrica com equipamentos que façam a leitura do estado de alerta do motorista. 

É possível que, em um futuro próximo, com os avanços da Inteligência Artificial e com a tendência dos governos de serem mais rigorosos, o sistema de controle de segurança dos veículos não permitirá que alguém com sono ou fadiga assuma o risco de sentar à frente do volante. Será uma evolução que resultará em uma redução significativa de acidentes graves e fatais nas ruas e estradas de todo o mundo. 

 *Sidnei Canhedo é Mestre em Saúde Ambiental e Gestor da Optalert, biotech australiana, líder mundial em tecnologia de controle de fadigas. scanhedo@optalert.com 

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