Que tal a nova secretária do Entorno montar sua secretaria no próprio Entorno?

Após indicação de Maria Carolina Fleury para comandar Secretaria do Entorno, ela é de família tradicional de Brasília e mora no DF, lideranças da Região Metropolitana sugeriam ‘montagem’ de secretaria na própria Região Metropolitana

Após nomeação feita pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado na sexta-feira (3/3), indicando Maria Caroline Fleury de Lima como titular da recém-criada Secretaria de Estado do Entorno do Distrito Federal (SEDF), por meio de decreto, instalou-se uma situação um pouco desconfortável entre prefeitos da Região Metropolitana, que não querem bater de frente com Caiado, mas que no fundo, buscam uma solução para o impasse político criado, já que Fleury não mora no Entorno e ao que tudo indica, despachará do DF.

Discurso da deputada Dra Zeli, onde defendeu que a nova secretária do Entorno vá morar na Região Metropolitana

Assim, após a nomeação, algumas lideranças da região sugeriram uma situação que pode ser analisada por Caiado, claro, caso o governador queira. Seria a instalação de uma sede da Secretaria do Entorno no próprio Entorno. “Ficaria muito bom, pode ser em Valparaíso, Luziânia ou Águas Lindas, cidades de maior destaque entre essa região”, citou um morador de Valparaíso, que preferiu o anonimato. Para ele, a situação é delicada porque haviam pessoas bem preparadas no Entorno para assumir tal secretaria, assim, alguns não entenderam muito bem a nomeação, mas maioria deseja sorte a nova secretária.

Até mesmo aliados muito bem ‘alinhados’ com o governador deram uma ‘cutucada’. “Sugiro que a nova secretária venha morar no Entorno, assim conhecerá e sentirá todos os problemas da comunidade do Entorno”, citou a deputada estadual Dra. Zeli (Solidariedade), durante discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Goiás.

Quem é Maria Fleury

Formada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Economia e especialização em Direito Público, Maria Caroline Fleury de Lima foi secretária especial de Assuntos Parlamentares da Secretaria de overno da Presidência da República, entre 2021 e 2022. Antes, ocupou cargos de assessora parlamentar no Congresso Nacional.   

Maria Caroline será a primeira titular da SEDF, que foi criada com a reforma administrativa do Poder Executivo, sancionada em fevereiro. A pasta tem entre suas atribuições o assessoramento aos municípios do Entorno do Distrito Federal para tornar mais eficiente o relacionamento com órgãos estaduais e federais. 

Entre suas propostas estão a expansão do BRT de Santa Maria (DF) até Luziânia e a busca por subsídios para evitar aumentos nas passagens serão prioridades da nova pasta que deve buscar ainda recursos no governo federal para investimentos em mobilidade urbana, geração de empregos, saneamento e infraestrutura para a região do Entorno.

Fotos: Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*