Rede Música Brasil: Funarte retoma encontro com edição no Cariri (CE)

Evento promove encontro entre artistas e agentes culturais do setor da música

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) retoma a Rede Música Brasil, instância de debates que reúne entidades, associações e movimentos com o intuito de colaborar na construção de políticas setoriais da música em âmbito nacional. A iniciativa acontece entre os dias 11 a 14 de dezembro, no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, no município do Crato, na região do Cariri, Ceará. Este será o retorno do evento, promovendo encontros, trocas e conexões culturais entre artistas, agentes culturais e o público em geral.

“A música do Brasil é uma riqueza imensa e coletiva. Como toda riqueza, precisa de proteção e distribuição. E precisamos tratar a música considerando o tamanho que ela tem. Neste momento, a Funarte retoma a Rede Música Brasil, uma rede criada em 2009, que recupera a sua força de reorganização e articula as instituições de representação dos diversos setores da música, sociedade civil, poder público no que pode ser o início da construção do sistema da música em nosso país. A música brasileira está na 9ª posição dos principais mercados musicais do mundo, e nós somos o segundo país que mais ouve a sua própria música. O setor precisa, portanto, estar fortalecido em âmbito nacional para debater temas urgentes como inteligência artificial, direitos autorais, regulação das big techs. Debates necessários que precisam estar articulados em rede” , destacou a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

O encontro da Rede Música Brasil será um fórum de debates sobre o setor musical que reunirá associações, coletivos e movimentos para a retomada de discussões relevantes para a rede produtiva da música, com vistas à construção de uma política pública de forma participativa. Temas como o futuro da música no país e políticas públicas para a área serão discutidos no encontro. Destacam-se as questões relacionadas ao financiamento público, à regulação do ambiente digital e à difusão nacional e internacional da música brasileira. 

A primeira versão da Rede Música Brasil foi apresentada em 2009 e marcou um período de protagonismo da sociedade civil que foi descontinuado nos últimos anos. A Rede visa fortalecer o sistema nacional da música, reunindo artistas, festivais, casas, selos, editoras, mídias, associações, movimentos, coletivos, produtoras em uma ampla articulação nacional e internacional.
Joyce Athiê
Assessoria de Comunicação
Fundação Nacional de Artes – Funarte

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*