Reflexões para mentes inquietas

  • Com experiência de 25 anos na escuta de pacientes, psicólogo mergulha na pluralidade do ser humano e convida a repensar o ritmo de vida em livro

Em Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas, o psicólogo clínico e doutor em Filosofia Clécio Branco dispõe do alfabeto para apresentar uma espécie de dicionário de temas do cotidiano e propor reflexões acerca da pluralidade do ser humano e da natureza que o cerca. 

Com base na filosofia, literatura, sociologia e antropologia, o autor mescla as teorias de Platão, Nietzsche, Deleuze e outros pensadores antigos e modernos com populares produções cinematográficas, como a série Breaking Bad e o filme Um Dia de Fúria, para reunir o que chama de “pedacinhos de inspiração”. 

O escritor oferece pequenas doses de alento ao que o filósofo e ensaísta sul-coreano Byung-Chul Han chama de “sociedade do cansaço”, em textos curtos e profundos. O conteúdo é influenciado por leituras, palestras e a experiência de 25 anos em escutas de pacientes, além de imagens da natureza. 

A erva daninha imita a planta comestível, e as duas se valem de uma zona de vizinhança que as torna imperceptíveis. Ela é anômala em meio às plantas. Trata-se de uma estratégia de sobrevivência que o homem retira da natureza, não de olhar a questão sob a perspectiva moral do bem e do mal. Não se pode pensar moralmente a natureza — pensar que haja o mal ou o bem na natureza. 

(Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas, p. 31) 

Clécio Branco, que também possui formação em Ciências Sociais e História, convida o leitor a prestar um culto à vida, abordando sobre amor, ciúme, desejos e escolhas, e elementos como água e tempo – a fim de sobreviver em um mundo “demasiadamente tecnológico”. Para ele, é preciso repensar o excesso de produtividade e de consumo, que levam o corpo e a natureza à exaustão.  

Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas propõe o aprofundamento gradual na existência por meio de palavras pinçadas, e sem a necessidade de uma ordem de leitura, de forma que o conteúdo desperte maior consciência sobre o ritmo de vida de cada um. Antes de abrir este livro, pare, respire e prepare-se para pensar o mundo como nunca o fez antes. 

— 

Ficha técnica 
 
Livro: Ensaios de A a Z para Mentes Inquietas 
Autor: Clécio Branco 
ISBN: 978-65-5872-736-1 
Páginas: 252 
Preço: R$ 69,90 
Onde encontrar: Amazon  

Sobre o autor 

Clécio Ferreira Branco é formado em Psicologia Clínica e Ciências Sociais, Mestre e Doutor em Filosofia e Especialista em História. Atua como psicólogo clínico e professor de filosofia e sociologia.  

Redes sociais do autor 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*