Renova DF qualifica profissionais para o mercado de trabalho e recupera equipamentos públicos

Lançado há um mês, o programa Renova-DF já colhe resultados que atendem a seu principal objetivo: qualificar profissionais para o mercado de trabalho e recuperar equipamentos públicos. Praças, paradas de ônibus, quadras poliesportivas, Pontos de Encontro Comunitários (PECs), bancos e meios-fios de Ceilândia e Samambaia estão de cara nova pelas mãos dos primeiros mil alunos do programa.

Em Samambaia, 500 alunos trabalharam para reformar a quadra poliesportiva da Quadra 414, o Ponto de Calistenia da Quadra 406 e o PEC da Quadra 406. Também trabalharam na recuperação de duas paradas de ônibus, além de limpar e pintar bancos e meios-fios.

Já em Ceilândia, outros 500 alunos estão focados na reforma da praça central da feira na CNM 02, do ginásio de esportes da EQNO 18/19, da quadra poliesportiva e do parquinho da EQNO 17/18, da praça e parquinho da EQNO 16/17 e da praça e parquinho da QNO 20. Por lá os trabalhos ainda estão sendo finalizados.

Todos os alunos são acompanhados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que ensinam os serviços nas áreas de construção civil e jardinagem, e por servidores das administrações regionais, Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e Secretaria de Trabalho (Setrab).

Por meio do Renova-DF, o Governo do Distrito Federal (GDF) vai investir R$ 18 milhões para qualificar pessoas desempregadas e ajudar a inseri-las novamente no mercado de trabalho. “A gente quer profissionalizar a população, garantir renda – são R$ 1.100 que eles vão receber por uma carga horária de quatro horas por dia – e, ao final, todos vão sair certificados e aptos a trabalhar nas profissões que escolheram”, comenta o governador Ibaneis Rocha, que chegou a acompanhar os alunos do Renova-DF durante a execução do serviços.

Para a aluna Yasmin Lopes, de 23 anos, o programa é importante para aprender noções básicas de coisas que não tinha como aprender anteriormente. “Estou aqui para mostrar que podemos fazer, executar e até ter noção básica para construir a própria casa. É uma ótima oportunidade de trabalho e, com o dinheiro, vou tirar minha habilitação”, afirma a jovem, que trabalhou para recuperar espaços públicos em Samambaia.

Quem também comemora é o administrador de Samambaia, Gustavo Aires. Para ele, “essas pessoas têm feito a nova cara da cidade. Dá orgulho ver o trabalho delas e os esforços diários”, complementa. Já o administrador de Ceilândia, o delegado Fernando Fernandes diz que “ter profissão é ter qualidade de vida, é desenvolver a família, é crescer. E o trabalho garante a dignidade ao ser humano.”

Thales Mendes Ferreira, secretário do Trabalho, ao lado do governador Ibaneis Rocha

“O melhor do Renova-DF é que você ensina e melhora a cidade ao mesmo tempo. A teoria e a prática andando juntas. É uma forma inteligente de desenvolver a cidade e desenvolver o estudante. Esse é o verdadeiro projeto que todo mundo ganha”, aponta Fernandes.

O secretário do Trabalho, Thales Mendes Ferreira, esteve presente na entrega de equipamentos públicos recuperados em Samambaia e comentou o que tem escutado da população: “Nas conversas que a gente tem tido com a comunidade e as lideranças, estamos ouvindo que o governo está presente nas cidades, nas ruas. Têm gostado do trabalho do Renova-DF. Então, para nós, é uma grande satisfação.”

Diretor do Senai-DF, Marco Secco elogia a parceria. “Ela deu uma amálgama completa para atender as necessidades locais enxergando o olhar da qualificação e da cidadania. Ficamos felizes quando conseguimos ter um momento de inauguração desses espaços, mostrando o esforço feito”, disse.

Além do programa, o governo oferece qualificação e capacitação em vários órgãos. Entre 2019 e 2020 e no primeiro semestre de 2021, mais de 28 mil pessoas participaram de cursos presenciais e virtuais oferecidos gratuitamente para as mais diversas áreas.

Sobre o Renova-DF
Capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos são alguns dos objetivos do programa Renova-DF. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio-transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Renova-DF capacitará 3 mil pessoas
Os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Os que ficarem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.

Os estudantes já foram selecionados e entregaram toda a documentação, portanto, não há como se inscrever mais no Renova-DF. Participam pessoas com mais de 18 anos; moradores do DF; nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; e em situação de desemprego.

Renova-DF é uma parceria entre as Secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; Novacap; companhias de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

*Colaboração Ascom/Setrab

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*