Atletas do atletismo e da natação foram os destaques
A delegação do Estado do Rio de Janeiro foi terceiro lugar geral no primeiro dia de provas dos Jogos da Juventude, que este ano acontece em Brasília. São sete medalhas no quadro – quatro para o atletismo e três para a natação, com direito a dobradinha nos 100 metros rasos femininos. Mesmo no calor de 31ºC, e com a baixa humidade típica de Brasília nesta época do ano, as equipes brilharam.
A veterana Hakelly Maximiliano cravou primeiro lugar nos 100 metros rasos, numa dobradinha com Grazielly dos Santos, que levou o bronze.
-Apesar do tempo seco e das dificuldades, como eu estar me recuperando do último campeonato, eu fiz o meu melhor e estou muito feliz por esse ouro, e agora vou focar nos 200 metros de amanhã – disse Hakelly, que agora é tricampeã dos Jogos da Juventude, deixando uma marca importante do Estado do RJ na história do campeonato.
O estreante Pedro Nunes, de 16 anos, garantiu a prata nos 100 metros rasos e prometeu emoção para a prova dos 200 metros por tempo na sexta-feira.
Grazielly dos Santos, bronze nos 100 metros rasos e Matheus Souza Araújo, prata no salto em distância (6,99 m) completam o quarteto campeão do atletismo carioca.
Na natação, o Rio de Janeiro teve ouro para Gabriela Ferreira nos 400 metros medley feminino, prata para Gabrielle Cinelli nos 50 metros peito feminino e bronze para Otavio Guimarães nos 400 metros livres masculino. No tiro com arco, o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar geral das duplas mistas.
Essa é a maior delegação já enviada pelo Estado. São 183 estudantes-atletas, 32 técnicos, 6 assistentes técnicos e 6 dirigentes, que vão representar o Rio de Janeiro em todas as 19 modalidades. Todas as passagens aéreas e o uniforme dos atletas são custeados pelo governo estadual. Os Jogos da Juventude vão até o da 25 de setembro.