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Novo espaço em parceria com o Projeto HELP oferece apoio psicológico gratuito às terças e quintas para passageiros, trabalhadores e frequentadores do terminal Às vezes, tudo o que uma pessoa precisa é de alguém que a escute de modo empático. Os frequentadores da Rodoviária do Plano Piloto que necessitarem de um apoio para continuar a viagem, agora podem fazer uma pausa para visitar o “Cantinho do Desabafo”, uma iniciativa do Projeto HELP – Não te julgo, te ajudo, sem fins lucrativos criada em 2018, com foco no acolhimento emocional e na prevenção de problemas de saúde mental como depressão, ansiedade, automutilação e suicídio. Como parte das ações de cuidado com quem circula diariamente pela Rodoviária do Plano Piloto, a Concessionária Catedral está disponibilizando o serviço, a partir deste mês, as terças e quintas, com atendimento gratuito feito por voluntários capacitados em escuta qualificada. O O “Cantinho do Desabafo” fica localizado em uma tenda na plataforma A/B (ao lado da escada rolante), das 14 às 17h. O objetivo da ação é promover acolhimento emocional a passageiros, trabalhadores e frequentadores do terminal, oferecendo apoio para quem enfrenta ansiedade, estresse, angústia ou qualquer tipo de sofrimento psíquico. A ideia é que o serviço seja permanente, mas, neste primeiro momento, a operação será avaliada para definir os próximos passos. O projeto já impactou milhares de pessoas em todo o Brasil, com atuação em escolas, estações de metrô, viadutos e shoppings. “Nosso compromisso é transformar a rodoviária em um espaço mais humano. São mais de 700 mil pessoas que passam por aqui todos os dias, muitas em silêncio, carregando dores invisíveis. Queremos abrir espaço para o cuidado e o acolhimento de verdade”, afirma Enrico Capecci, diretor da Concessionária Catedral. Além da escuta e orientação presencial, o “Cantinho do Desabafo” também disponibiliza mensagens de superação e orientações. O Projeto HELP – Não te julgo, te ajudo é formado por pessoas que já enfrentaram problemas relacionados à saúde mental como, depressão, automutilação, traumas, abusos, ansiedade e síndrome do pânico, e que foram treinadas para esse tipo de atendimento. Mais do que estrutura, cuidado com pessoas: o primeiro mês da nova gestão da Rodoviária do Plano Piloto Em julho, a Concessionária Catedral completou um mês à frente da gestão da Rodoviária do Plano Piloto. Desde o início da concessão, o terminal vem passando por um processo de modernização, com foco em acessibilidade, segurança, inclusão e qualidade na experiência dos mais de 700 mil usuários que circulam diariamente pelo local. Em consonância com os valores da nova gestão, a Concessionária inaugurou a primeira sala multissensorial da história do terminal, voltada ao acolhimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras neurodivergências. O espaço, inspirado em modelo implantado no Aeroporto de Congonhas, foi uma iniciativa da nova administração, sem exigência contratual. Após décadas paralisadas, as 12 escadas rolantes do terminal foram colocadas em funcionamento, fato que impactou os frequentadores do local e marcou o início da nova gestão. Os equipamentos agora operam em regime especial, com desligamentos programados fora dos horários de pico para garantir maior durabilidade e pleno desempenho. Para assegurar o funcionamento contínuo, foi implantada, pela primeira vez, uma equipe permanente de manutenção preventiva, com profissionais atuando diariamente no local e peças de reposição em estoque. Outro avanço é a reforma dos elevadores, dois já foram entregues e os demais seguem em processo de recuperação, com conclusão prevista até o fim de 2025. Para melhorar o atendimento ao público, a Catedral contratou fiscais de plataforma, identificados por coletes amarelos, que estão posicionados estrategicamente para orientar e auxiliar os passageiros. A Concessionária ainda intensificou as ações de zeladoria, com lavagem de pisos, paredes e teto, limpeza permanente dos banheiros, que serão reformados. Resumo das principais ações no primeiro mês de operação: * Implantação do novo Centro de Controle Operacional (CCO), com 62 câmeras e reconhecimento facial; * Contratação de fiscais de plataforma com coletes, que orientam os passageiros e auxiliam pessoas com dificuldade de locomoção; * Funcionamento das 12 escadas rolantes com equipe permanente de manutenção preventiva;* Reforma de dois elevadores (os demais seguem em processo de modernização); * Inauguração da primeira sala multissensorial da rodoviária, voltada a pessoas com TEA; * Ações intensivas de zeladoria: lavagem de piso, teto, paredes e manutenção constante dos banheiros; * Relacionamento direto com os lojistas, com proposta de padronização das lojas, apoio técnico e incentivo à ampliação dos horários de funcionamento;* Projetos para novos terminais do BRT em análise junto aos órgãos de patrimônio do DF. * Instalação de novas telas com informações em tempo real. |