Samambaia recebe o 1º Encontro de Projetos Socioculturais de Brasília


Com entrada franca, evento reúne trabalho de seis iniciativas socioculturais ligadas ao ensino gratuito de música para crianças e jovens no DF

Para explorar a transversalidade do cenário artístico cultural e integrar as múltiplas linguagens dos segmentos musicais produzidos no Distrito Federal, o 1º Encontro de Projetos Socioculturais de Brasília promove, neste domingo (5), uma programação diversificada. O evento será realizado no Complexo Cultural da Samambaia, a partir das 13h, e traz apresentações musicais, palestra sobre produção de festivais, roda de conversa e oficina de elaboração de projetos culturais, além de show com a banda Seu Manolo.

A palestra sobre “Formas de Captação para Projetos” e a “Oficina de Elaboração de Projetos Culturais”, com Marcelo Fonteles, dão início às atividades do 1º Encontro de Projetos Socioculturais de Brasília, às 13h. Em seguida, a produtora Sara Loiola vai falar sobre “Produção de Festivais”. Na sequência, o público poderá conferir a Roda de Conversa com os representantes de seis iniciativas que levam o ensino de música gratuita a diversas cidades do DF.

Festival oferece várias atrações musicais

Após o debate, a partir das 16h, tem início a programação musical.com shows dos projetos socioculturais participantes, como o Santa Maria em Pauta (Santa Maria) e Música e Cidadania (Estrutural), voltados para a música instrumental. Também haverá apresentação do Coral Armorial, formado por pessoas com deficiência visual, e da Orquestra de Cavaquinhos, iniciativas coordenadas pelo Ponto de Cultura Waldir Azevedo (Vila Telebrasília), além do Projeto Tambor da Gente (Paranoá) e do grupo Fio da Navalha (Estrutural e Samambaia), que apresentará o Maculelê e a Puxada de Rede.

De acordo com a idealizadora da iniciativa, Thaís Tosi, a proposta é reunir coletivos do DF para discutir ideias e estratégias para o fortalecimento do cenário artístico de Brasília. “Esse é um movimento agregador, que reúne coletivos representantes da cultura do DF. Com esse espaço, pretendemos viabilizar a troca de conhecimentos e práticas culturais, de forma dinâmica, acessível e democrática”, explica ela, que é coordenadora do Ponto de Cultura Waldir Azevedo.

O projeto 1º Encontro de Projetos Socioculturais de Brasília é realizado pelo Ponto de Cultura Waldir Azevedo, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Agenda Cultural de Brasília.

Apresentações:

1 – Ponto de Cultura Waldir Azevedo – Orquestra de Cavaquinhos de Brasília

(Vila Telebrasilia)

2 – Coral Armorial DV

3 – Projeto Tambor da Gente (Paranoá)

4 – Grupo Fio da Navalha (Estrutural e Samambaia); Manifestações culturais: Maculelê e Puxada de Rede.

5 – Santa Maria em pauta (Santa Maria)

6 – Música e Cidadania (Estrutural)

Palestras:

-Produção de Festivais, com Sara Loyola;

Rodas de conversa:

-Roda com representantes dos projetos participantes;

Oficinas:

Elaboração de Projetos, com Marcelo Fonteles

Show com artista oriundo de Projeto Social:

1-Seu Manolo – Samba

Serviço:

1º Encontro de Projetos Socioculturais de Brasília

Quando: 05/12.Domingo, a partir das 13h
Onde: Complexo Cultural de Samambaia – Centro Urbano – Samambaia Sul
Quanto: Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Acompanhe nas redes: @projetowaldirazevedo

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*