Em reunião o secretário de Cultura do DF representantes dos Blocos Tradicionais de Brasília pedem ao mandatário da pasta a volta desses blocos carnavalesco inclusos nos desfiles oficiais em 2023
Uma boa notícia para os carnavalescos de Brasília. Os representantes dos Blocos Tradicionais de Brasília, formados pelos oito blocos de rua mais antigos da capital , como o Pacotão, Galinho de Brasília, Mamãe Taguá, Asé Dúdú, Menino de Ceilândia, Bloco dos Raparigueiros, Baratona e Baratinha, reuniram-se nesta segnda-feira (12/12) com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, na pessoa do secretário Bartolomeu Rodrigues, e da Subsecretária de Difusão e Diversidade Cultural, Solisângela Montes para pedir a volta dos desfiles oficiais, ou seja a programação completa com 32 apresentações já inclusas os eventos Pré-Carnaval e Ressaca e ainda a manutenção dos locais já tradicionais dos desfiles de cada Bloco.
No momento os diretores dos blocos tradicionais enfatizaram que os recursos do FAC Brasília Multicultural I Nº 04 /2022, não são suficientes para arcar com as despesas dos desfiles, sendo previsto somente um dia de apresentação por cada agremiação e que ainda três blocos (Asé Dudu, Menino de Ceilandia e Galinho de Brasília) não tiveram interesse em participar do Edital devido ao valor do recurso (baixo) ofertado pela linha do edital.
O secretário Bartolomeu, mostrou preocupação com exposição dos dirigentes dos blocos e garantiu que vai estudar alternativas para garantir a tradição dos desfiles, juntamente com toda equipe para que os carnavalescos tenham atividades fomentadas pela pasta, com a volta dos desfiles pós pandemia em 2023, com atividades de contrapartida para a sociedade.
Por fim, o presidente da Liga dos Blocos Tradicionais. Paulo Henrique Nadiceo parabenizou a Secretaria de Cultura e Economia Criativa pelo encontro e afirmou que a reunião foi bastante produtiva apresentamos nossa proposta para a volta dos desfiles oficiais. “Queremos voltar com força máxima para fazermos um grande Carnaval em 2023, saimos muito otimistas para que o nosso pleito seja atendido” disse o presidente.
Ele ainda comentou que o secretário de Cultura, Bartolomeu tem sido muito justo com a disponibilização de recursos para a cultura, e com a expectativa de um grande carnaval em 2023, se mostrou muito interessado na causa da Liga dos Blocos Tradicionais de Brasília, que busca recursos para dois dias de apresentações no próximo carnaval. “É uma pessoa muito sensata e que prometeu lutar pela nossa causa, marcando assim um segundo encontro para tratar do tema, e nos deixando bastante esperançosos para que possamos desfilar os dois dias”, comentou Henrique.
Deixe uma resposta