Com o objetivo de criar uma segunda “Quaresma” para o consumo de peixes no Brasil, a Semana Nacional do Pescado será realizada de 1º a 15 de setembro. O lançamento ocorrerá durante o IV International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC BRASIL 2022), programado para esta semana – dias 31 de agosto, 01 e 02 de setembro –, em Foz do Iguaçu, no Paraná. O evento internacional reunirá mais de 2000 participantes e mais de 100 expositores da aquicultura e pesca. A 19ª Semana Nacional do Pescado visa incentivar o consumo de peixes, moluscos e crustáceos em todas as regiões do país. A campanha envolverá supermercados, restaurantes, feiras livres e pontos de atacado e varejo. Também promove espaços gastronômicos abertos para degustação dos produtos das águas. O ex-ministro da pesca, Altemir Gregolin, membro da Coordenação Nacional do evento e presidente do IFC BRASIL 2022, ressaltou que a Semana do Pescado visa estimular uma nova temporada de alto consumo de pescado no segundo semestre, a exemplo da alta demanda que ocorre no período da Semana Santa, no primeiro semestre. “O objetivo é estimular o consumo, que seja uma prática cotidiana das pessoas, porque é mais saúde e, havendo mais consumo, estimula a produção em um país que tem um potencial gigante”. O IFC será palco do lançamento da Semana do Pescado, no dia 1º de setembro, às 8h, com um grande painel de debate sobre os padrões, tendências e estratégias para elevar o consumo no mercado interno. A grande questão a ser discutida é: como o setor produtivo pode criar melhores condições de venda e ocupar mercados com grande potencial como é o da alimentação escolar? Participarão do painel de lançamento da Semana do Pescado Roberto Imai, membro da Coordenação Nacional da Semana do Pescado, presidente do SIPESP e coordenador do COMPESCA na FIESP; Mario Ruggiero, diretor de operações executivas da empresa Scanntech, especializada em coleta, análise e sistematização de dados de venda de produtos junto ao varejo e indústria no Brasil e América Latina; Meg Felipe, médica veterinária sanitarista, diretora comercial do Carrefour e Fernanda Brzezinski da Cunha, coordenadora de planejamento da Alimentação Escolar Estadual do Paraná, nutricionista, especialista em nutrição clínica pela UFPR e em segurança alimentar e nutricional pela UNESP. CONSUMO NO PAÍS Na média, o consumo atual de pescado no Brasil atinge 10 kg/habitante/ano, ainda abaixo do recomendado, que são 12 quilos por habitante/ano e distante da média mundial de 20,2 quilos por habitante/ano. Gregolin ressalta que a população brasileira tem muitas outras opções, como frango e carnes bovinas e suínas, que muitos países não têm. “Então, o pescado disputa o mercado com essas outras proteínas”. De acordo com o ex-ministro, a intenção é igualar o gosto brasileiro aos demais países que fazem do pescado a proteína mais consumida e mais comercializada no mundo. “Os países asiáticos são os maiores consumidores de peixe, liderados pelo Japão, onde o consumo por indivíduo alcança mais de 60 quilos por ano”. As inscrições para o IFC BRASIL 2022 ainda podem ser realizadas no site www.ifcbrasil.com.br. IFC BRASIL 2022: APOIO E PATROCÍNIO O 4º International Fish Congress tem coorganização da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (FUNDEP) e da Unioeste. Patrocinam o IFC Brasil 2022: Itaipu Binacional, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fomento Paraná, Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federações e Sindicatos, Tilabrás, Cooperativa Copacol, Sistema FAEP/SENAR-PR e Cooperativa C. Vale. O IFC Brasil tem o apoio da Food and Agriculture Organization of the United Nations (FAO), Associação das Indústrias de Pesca (Abipesca), Associação de Produtores de Peixes do Brasil (Peixe BR), Club de Innovación Aquícola do Chile, Organização das Cooperativas do Paraná (OCEPAR), Associação Brasileira dos Criadores de Camarão (ABCC), Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), Associação Brasileira de Reciclagem Animal (ABRA) e Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). Como parceiro o evento tem a Caixa Econômica Federal, que lançou recentemente linhas de crédito exclusivas para o agronegócio. Foto 04 – A 19ª Semana Nacional do Pescado visa incentivar o consumo de peixes, moluscos e crustáceos em todas as regiões do país (Foto: divulgação IFC). Foto 05 – Logotipo da Semana Nacional do Pescado (Foto: divulgação IFC). |
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