Senador Izalci comemora uso do Fundo de Telecomunicações para universalizar banda larga nas escolas públicas

O Senador Izalci Lucas (PSDB/DF) comemora a aprovação do PL 172/2020. Na prática, essa aprovação reconfigura verbas para o Fust, Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações, e para que possam ser usadas para expandir e melhorar a qualidade das redes e dos serviços de telecomunicações. Na prática, a votação, que ocorreu no mês de novembro garantiu a modernização do Fust para inclusão digital dos estudantes universitários. Com o novo modelo, dois dos principais pontos da nova legislação garantem o acesso à internet de banda larga em todas escolas até o fim de 2024 e melhoria da conectividade no campo. 

Para Izalci, aprovação PL 172/2020 garante mais inclusão digital
dos estudantes universitários

“Desde quando entrei na Câmara Federal, a gente luta para transformar este recurso em inclusão digital nas escolas. Eu sempre dizia, lá atrás, desde 2004, quando fui secretário, que o analfabeto de hoje não é mais quem não sabe ler e escrever; o analfabeto é quem não tem acesso à internet, ao conhecimento – até chamo “analfabyte”, afirma. 

Apenas 1,2% dos R$ 19,4 bilhões arrecadados entre 2001 e 2015 pelo Fust foram usados, de fato, para melhoria do setor em todo o país. É o que aponta um relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), de 2017. 
 
Criado em 2000, o Fundo tinha o objetivo de garantir serviços de telefonia fixa em locais que não oferecem lucro para o investimento privado, limitação que não atende, segundo especialistas, as necessidades da conectividade atual, liderada pela internet. 
 

Fonte: Brasil 61

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*