Sesc-DF abre inscrições para o projeto Abril Semana da Dança

O Sesc vai realizar uma semana de atividades online para interessados pelo mundo da Dança

Bailarinos, coreógrafos, diretores e interessados podem se inscrever, até o dia 12 de abril, no projeto Abril Semana da Dança, do Sesc-DF.  No período de 12 a 16 de abril, serão oferecidas atividades gratuitas no formato online voltadas para esse tipo de linguagem artística. A programação será em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril. Para se inscrever, basta preencher o formulário no link: http://bit.ly/31ul5J3AbrilSemanadaDança. As oficinas estão sujeitas a número máximo de participantes. 


Ao longo da semana serão realizadas três oficinas. A primeira será com a dançarina, professora e coreógrafa Aline Sugai, nos dias 12 e 13 de abril. Na sequência, a professora e coreógrafa Bárbara Albuquerque apresentará seu trabalho nos dias 14,15 e 16. Logo depois, no dia 16, o bailarino profissional, professor, diretor e coreógrafo Renato Fernandes vai dar sua oficina. O encerramento será também no dia 16 de abril, às 20h, com a exibição do espetáculo de dança contemporânea MAMADOOK, da Foco Cia de Dança, com coreografia de César Dias. A transmissão dessa apresentação vai ocorrer no Youtube do Sesc-DF (youtube.com/sescdf).
A analista de Cultura do Sesc-DF, Angélica Beatriz Souza, destaca que as oficinas são uma oportunidade de ter uma nova visão. “Todo o público interessado pode se inscrever e será uma maneira de ter um contato com as novas formas da dança contemporânea, assim como possibilidades coreográficas. As vagas são limitadas e os participantes vão receber certificado. As oficinas serão ministradas por meio de plataformas de videoconferência”, explicou.


Oficina de Dança: Abril Semana da Dança
A.live: sentir-se viva criando, com Aline SugaiDatas: 12 e 13 de abrilHorário: 16h às 18hClassificação indicativa: a partir de 14 anos
Sobre oficina: É no ato de criar que descobrimos quem somos. É no ato de mover que existimos. A oficina tem o intuito de potencializar o fazer criativo por meio dos saberes do corpo, dança e escrita. Serão dois dias de prática, conversas, troca de referências, e também, um resgate do olhar sensível e ativo para o lugar que vivemos ao longo deste isolamento (casa). A partir da experiência individual dos participantes teremos uma composição final realizada pelos mesmos e guiada pela professora através do que foi trabalhado.


Sobre a palestrante: Aline Sugai é dançarina, professora e coreógrafa. Ela iniciou seus trabalhos e vivências profissionais aos 10 anos de idade em um grupo de danças urbanas em Brasília. Formada em licenciatura em dança, é idealizadora e diretora do projeto Seio Sonoro. Juntamente de sua irmã, é também dona da marca Irmãs Sugais que fornece produtos e promove vivências criativas por uma vida mais autêntica.

O corpo criativo, com Bárbara AlbuquerqueDatas: 14,15 e 16 de abrilHorário: 16h às 18hClassificação indicativa: a partir de 14 anos
Sobre a oficina: A oficina propõe oferecer aos participantes um aprofundamento nas técnicas de criação, improvisação e composição coreográfica. Compreender o corpo como potência criativa na busca do autoconhecimento e desenvolvimento de sua identidade artística. No final da oficina cada participante terá concluído uma obra individual a partir dos exercícios propostos em aula – Uma criação que poderá ser filmada e postada nas redes sociais com a #IDcorpocriativo.


Sobre a palestrante: Bárbara Albuquerque é formada pelo programa de treinamento da Alonzo King LINES Ballet em San Francisco, na Califórnia (EUA) e Bacharel no curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Residiu por um ano na cia Dawson|Wallace Dance Project em Denver, no Colorado (EUA). Além de sua carreira na dança, Bárbara aprofundou seus estudos em teatro musical, protagonizando e assinando direção coreográfica em montagens profissionais na cidade de Brasília. Atualmente faz parte da Foco Cia de Dança, direção de Renato Fernandes; integra o corpo docente da Actus Produções como professora e coreógrafa; faz parte do elenco do DS Cantores Performáticos e atua como professora de dança contemporânea, ballet, jazz e alongamento na cidade.  


Montagem e Criação Coreográfica, Com Renato Fernandes

Data: 16 de abrilHorário: 11h às 13hClassificação indicativa: a partir de 14 anos


Sobre a oficina:  A oficina consiste na utilização de células coreográficas do proponente como norte para exploração de possibilidades dentro do universo criativo do autor.  A centralidade da proposta é de compartilhar aos participantes como o autor desenvolve suas ideias criativas desde o estágio inicial partindo de uma única célula coreográfica que revisitada e desmembrada possibilita uma infinidade de cenários e perspectivas.
Sobre o palestrante: Renato Fernandes  é bailarino profissional, professor, diretor e coreógrafo, formado pelo Europa Ballet Konservatorium St Pölten, com especialização em Dança Contemporânea pelo Conselho de Dança de Viena – Áustria. Foi primeiro Solista do Europaballet e dançou pelo Conservatório St Poltën,  em diversos países incluindo, Rússia, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Argentina, dentre outros. Atualmente é diretor e coreógrafo do Meraki – Núcleo experimental Renato Fernandes, e também está à frente da Foco Cia de Dança, grupo de dança contemporânea em Brasília.


Espetáculo de encerramento – Abril Semana da Dança

MAMADOOK – Foco Cia de DançaData: 16 de abrilHorário: 20hClassificação indicativa: 16 anosSinopse: Mamadook é a ressignificação da figura feminina na contemporaneidade ao revisitar a força opulenta e a primordialidade da conformação matriarcal. Reflete a necessidade de ressaltar o lugar e a robustez da mulher na sociedade moderna. A exaltação da figura feminina dar-se por um ritual contemporâneo a qual renasce a figura de uma deusa, refletindo a importância da liderança e o lugar da mulher na sociedade, sendo esse lugar o que ela escolher. Mamadook rompe o emaranhado desrespeitoso no qual incansavelmente é colocada a figura feminina, sendo retratada nesta obra a mulher visceral, forte, que é ouvida e compreendida, é evidenciada e venerada.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*