- De 9 a 12 de outubro, o Tagua Parque recebe o 1º Festival de Capoeira Inclusiva do DF, evento gratuito que une tradição, aprendizado e diversidade. A programação reúne formação, oficinas, apresentações e torneios voltados à valorização da capoeira e à inclusão de pessoas com deficiência
Reconhecida internacionalmente como patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco, a capoeira é uma arte que mistura luta, dança, música e expressão corporal, carregando em cada movimento a história de resistência e identidade do povo brasileiro. Mais do que tradição, é também espaço de convivência, aprendizado e inclusão. É com essa proposta que nasce o Festival de Capoeira Inclusiva do DF, reforçando a importância da capoeira como ferramenta cultural e social transformadora.
Principais destaques
A programação tem início em 9 de outubro (quinta-feira) com a formação de professores da rede pública e privada, incluindo um curso sobre práticas pedagógicas inclusivas e aulas experimentais e vivências musicais com instrumentos da capoeira.
Na sexta-feira (10), o protagonismo será das crianças com deficiência da rede pública, que participarão de um torneio adaptado. Todos os participantes receberão medalhas comemorativas. O dia ainda contará com workshops temáticos, palestras e oficinas de capoeira, promovendo debates sobre inclusão e práticas educativas.
Encerrando a programação, nos dias 11 e 12 de outubro (sábado e domingo), serão realizados os torneios abertos a crianças e adolescentes da rede pública e particular, inscritos por meio de seus professores. As competições seguirão a tradição da capoeira, conduzidas por mestres e instrutores.
Estrutura
O Festival terá palco principal, salas de convivência, espaços para oficinas, palestras, atendimentos e orientação, além das rodas de capoeira inclusiva e apresentações culturais. Mais do que uma celebração, o evento busca fortalecer o acolhimento e a compreensão da comunidade adulta sobre os cuidados e a atenção com crianças e adolescentes, com e sem deficiência.
Serviço
Festival de Capoeira Inclusiva do DF – 1ª edição
Data: 9, 10, 11 e 12 de outubro de 2025
Local: Tagua Parque (estacionamento em frente à Administração Regional) – Taguatinga/DF
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: Livre
Informações: @capoeirainclusivadf
Realização: IBCE
Apoio institucional: @capoeirainclusivadf